Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF confirma por unanimidade retorno de 'prefeito tiktoker' à prefeitura de Sorocaba

Nas redes sociais, Rodrigo Manga celebrou a decisão do Supremo com um bolo e confetes.

Ricardo Lélis

12 de maio de 2026 às 21:38   - Atualizado às 21:38

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. Foto: Divulgação

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade permitir o retorno de Rodrigo Manga (Republicanos) ao cargo de prefeito de Sorocaba (SP).

O colegiado consolidou o entendimento do ministro Nunes Marques, que autorizou o retorno do prefeito em decisão liminar no mês de março.

O julgamento no plenário virtual foi concluído nesta segunda-feira, 11. Os ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Gilmar Mendes e Luiz Fux acompanharam o voto do relator Nunes Marques.

Manga ficou afastado da prefeitura por 145 dias por medida cautelar determinada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região Ele também estava proibido de acessar os edifícios oficiais. O argumento era de que ele poderia atrapalhar as investigações se continuasse no cargo.

Em fevereiro, Manga foi denunciado pela Procuradoria Regional da República por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, peculato, contratação ilegal e fraude em licitações.

Veja Também

A denúncia é baseada na Operação Copia e Cola da Polícia Federal (PF), que investigou o prefeito e aliados por suspeita de desvios de recursos da Saúde do município. A defesa refuta as acusações.

Ao rever o afastamento do cargo, Nunes Marques afirmou que as evidências apresentadas pela investigação não justificam a manutenção da medida cautelar, sob risco de "violação à soberania popular, à estabilidade institucional e ao princípio da não culpabilidade".

Mantê-lo afastado representa, segundo o ministro, "intervenção excessiva na esfera política e administrativa do Município, sem que a autoridade policial tivesse demonstrado a ocorrência de risco efetivo e atual à ordem pública ou à persecução penal".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nunes Marques considera que o único fato recente listado para justificar preocupação com a continuidade do esquema criminoso foi um contrato assinado em junho de 2025 pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SAAE).

O ministro afirmou que o SAAE é uma autarquia da administração indireta e não faz parte do Executivo municipal, não havendo vínculo categórico entre o contrato e ação do prefeito.

Após recuperar o cargo no fim de março, Manga comemorou a decisão nas redes sociais com um vídeo em que é sujo com um líquido marrom e em seguida limpo com água.

"Tentaram manchar minha imagem, mas Deus fez justiça na minha vida e eu voltei. E Deus usou um membro da Suprema Corte para corrigir tamanha injustiça", disse.

Em outra publicação, desta segunda-feira, ele comemora com um bolo e dispara confetes.

"Em nenhum momento eu baixei a cabeça. Desde o primeiro dia eu sabia que Deus, a Justiça e o povo iam mostrar isso no tempo certo", diz.

Manga ganhou o apelido de "prefeito tiktoker" pelos vídeos humorísticos publicados nas redes que o tornaram conhecido nacionalmente.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:51, 26 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes em sabatina da Rádio Jornal
Eleições

Em sabatina, Marília Arraes coloca Transnordestina no centro da agenda para o Senado e defende política econômica

Durante sua participação na Rádio Jornal, nesta quarta-feira, 26 de agosto, a candidata detalhou como pretende atuar em algumas das principais decisões que passarão pela Casa nos próximos anos.

Candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) César Ramos.
Campanha

César Ramos percorre Paulista ao lado de apoiadores e reforça diálogo com população do Litoral Norte

Durante a caminhada, o candidato conversou com moradores e trocou experiências ao longo do trajeto. A movimentação também contou com a presença de pessoas que acompanham sua candidatura à Alepe.

Governadora Raquel Lyra
Eleições

Panfletagem, sabatina e gravação para o guia eleitoral: confira a agenda completa de Raquel Lyra para esta quarta (26)

A governadora e candidata à reeleição ao Governo de Pernambuco terá seus compromissos concentrados na capital pernambucana.

mais notícias

+

Newsletter