Senadores do México. Arte: Portal de Prefeitura
Uma sessão da Comissão Permanente do Senado mexicano, realizada na quarta-feira, 27 de agosto, terminou em confronto físico entre parlamentares da oposição e da base governista.
O episódio ocorreu na antiga sede da Casa, a Mansão Xicoténcatl, e resultou em agressões, equipamentos danificados e denúncias formais que devem chegar ao Ministério Público.
Veja vídeo:
De acordo com a imprensa local, a confusão começou durante a execução do hino nacional, no encerramento da sessão. O senador Alejandro “Alito” Moreno (PRI), líder da oposição de centro-direita, subiu ao pódio reclamando por não ter recebido a palavra. O presidente do Senado, Gerardo Fernández Noroña, de esquerda, tentou encerrar a sessão sem abrir espaço para novas falas, o que desencadeou o tumulto.
O embate ocorre em meio ao debate sobre um pedido da oposição para que os Estados Unidos intervenham militarmente contra os cartéis do narcotráfico no México.
Dias antes, Moreno já havia confrontado Noroña após apresentar uma denúncia contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusando-o de vínculos com cartéis mexicanos e insinuando ligações com atividades ilegais do próprio governo mexicano.
2
4
14:16, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
mais notícias
+