Pernambuco, 22 de Janeiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PEC da Blindagem: Davi Alcolumbre anuncia arquivamento da medida após rejeição na CCJ; veja vídeo

A proposta, aprovada na Câmara dos Deputados, pretendia proteger parlamentares da abertura de processos criminais.

Ricardo Lélis

24 de setembro de 2025 às 18:30   - Atualizado às 18:30

Davi Alcolumbre.

Davi Alcolumbre. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta quarta-feira, 24 de setembro, o arquivamento da PEC da Blindagem, após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa rejeitar a proposta por unanimidade (veja o vídeo abaixo).

"Não há o que esclarecer. Assim, tendo em vista que CCJ aprovou, de forma unânime, parecer concluindo pela inconstitucionalidade da PEC e no mérito pela sua rejeição. Esta Presidência determina seu arquivamento, sem deliberação de plenário", disse Alcolumbre.

Assista o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PEC rejeitada

A Comissão de Constituição (CCJ) e Justiça do Senado Federal rejeitou em votação unânime nesta quarta-feira, 24, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que pretendia proteger parlamentares da abertura de processos criminais.

O texto contou com a rejeição do próprio presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA), e do relator da PEC, Alessandro Vieira (MDB-SE), que trabalharam para "enterrar" a proposição.

O placar terminou com 27 votos favoráveis e nenhum contra. A matéria foi para a Secretaria-Geral da Mesa, que poderá já "enterrar" de vez a proposta - essa, ao menos, é a expectativa de todos os integrantes da CCJ.

Veja Também

Em seu voto, Vieira disse que a PEC é inconstitucional. Ele considerou que o texto contém desvio de finalidade por não atender ao interesse público e estabelecer normas que culminariam na impunidade de políticos eleitos por eventuais crimes.

"A PEC que formalmente aponta ser um instrumento de defesa do Parlamento é na verdade um golpe fatal na sua legitimidade, posto que configura portas abertas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos de todos os tipos", justificou.

Na terça-feira da semana passada, dia 16, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC em dois turnos, com mais de 300 votos.

Mesmo após um revés, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda trabalhou para garantir que qualquer uma das Casas do Congresso Nacional pudesse rejeitar abertura de processo criminal e até uma prisão contra um parlamentar em voto secreto.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:58, 22 Jan

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli.
Processo

Senadores protocolam pedido de impeachment contra Toffoli por condução no Caso Banco Master

Segundo os parlamentares, o ministro do STF teria atuado em situação objetiva de suspeição e conflito de interesses ao conduzir investigações e decisões no inquérito.

Damares Alves.
Revelação

CPMI identificou igrejas e pastores no esquema de fraudes no INSS, diz Damares Alves

De acordo com a senadora, em razão desse cenário, a comissão tem sido alvo de lobbys contrários ao avanço das apurações.

Senadora Damares Alves e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Solicitação

Damares aciona PGR com pedido de impeachment contra Moraes por suposta conversa sobre o Banco Master

Reportagem do jornal O Globo revelou que o ministro do STF teria, em pelo menos quatro oportunidades, tentado pressionar o presidente do BC, Gabriel Galípolo, a destravar negócio bilionário.

mais notícias

+

Newsletter