Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Sem citar LULA no caso do PIX, Tabata diz que não se pode agir como COVARDE em repercussão negativa

A deputada afirmou que a decisão de recuar foi uma demonstração de fraqueza diante da pressão pública.

Everthon Santos

16 de janeiro de 2025 às 11:03   - Atualizado às 11:04

Tabata Amaral e Lula.

Tabata Amaral e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na noite de quarta-feira, 15 de janeiro, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) não poupou críticas após a decisão do Governo Lula de revogar a medida que previa o monitoramento de transações via Pix acima de R$ 5 mil.

Em uma crítica indireta ao governo Lula, a parlamentar afirmou que a decisão de recuar foi uma demonstração de fraqueza diante da pressão pública.

“Se uma política é correta, deve ser explicada, defendida. Se há erros, devem ser corrigidos com humildade. O que não podemos é agir de forma covarde diante de repercussão negativa. Quando se opta pelo silêncio, se perde por W.O. e se abre mão da capacidade de liderar e governar”, afirmou.

De acordo com Tabata Amaral, a Receita Federal historicamente monitora movimentações financeiras, e ajustes nas normas fazem parte do processo de controle, desde que sejam realizados com responsabilidade e respeito à privacidade dos cidadãos.

Veja Também

“A Receita Federal sempre monitorou transações financeiras, e atualizações são parte desse processo — com respeito à privacidade e responsabilidade. Todo o resto não passa de mentira e manipulação”, declarou a deputada, rebatendo parte das críticas que surgiram contra a medida.

A revogação

Após a repercussão negativa da proposta, o governo revogou o ato normativo que havia ampliado o monitoramento para bancos digitais, fintechs e instituições de pagamento.

Em substituição, anunciou a elaboração de uma medida provisória (MP) para proibir a cobrança diferenciada entre transações realizadas pelo Pix e pagamentos em dinheiro.

“O Pix estará protegido pelo sigilo, como sempre foi. [O que estamos fazendo] é só a ampliação, o reforço da legislação, para tornar mais claro esses princípios já estão resguardados pela medida provisória. Para evitar a má interpretação, a tentativa de distorcer o intuito da Receita Federal, ela está tomando a medida que o Barreirinhas já anunciou”, explicou Haddad. “Tudo isso tem um único objetivo: salvaguardar a economia popular, salvaguardar as finanças das pessoas mais pobres, o pequeno comerciante e a dona de casa que vai fazer suas compras, e equiparar o pagamento em Pix ao pagamento em dinheiro”, completou o ministro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:53, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter