16 de março de 2025 às 11:12 - Atualizado às 11:18
Relator da anistia, Rodrigo Valadares, ao lado de Bolsonaro Foto: Reprodução/YouTube Silas Malafaia
Rodrigo Valadares, relator do projeto de lei da anistia na Câmara dos Deputados, transmitiu uma mensagem de otimismo e esperança durante o ato "Anistia Já", ocorrido em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, neste domingo (16). Ao discursar para os presentes, Valadares ressaltou que, apesar das tentativas de derrubar a proposta, a anistia "está mais viva do que nunca" e continuará sendo defendida.
"Quando começamos, parecia um sonho distante, um gigante difícil de ser derrotado. Quantas vezes disseram que a anistia estava morta. Mas eu venho trazer uma palavra de esperança: a anistia está mais viva do que nunca e vamos aprová-la aqui no Brasil", declarou Valadares.
O deputado também destacou a diferença entre a anistia proposta atualmente e a que foi concedida a pessoas envolvidas em atividades ilícitas durante o período do regime militar. Valadares defendeu que a anistia atual se destina a "pessoas inocentes" e não a quem cometeu crimes como assassinatos e sequestros, como foi o caso de alguns beneficiados pela anistia no passado.
"Estamos tratando de uma anistia para pessoas inocentes, ao contrário da anistia anterior, que beneficiou aqueles que cometeram crimes como assassinatos, sequestros e guerrilha", explicou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa neste domingo, 16 de março, na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, de um ato ao lado de aliados políticos e apoiadores. O evento ocorre durante a manhã e a tarde e tem como um dos principais objetivos a defesa da anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
A manifestação acontece em um momento de tensão política, com a expectativa sobre a análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros integrantes do chamado "Núcleo 1", grupo acusado de tentativa de golpe de Estado.
A mobilização conta com a presença de governadores, senadores e deputados que compõem a base de apoio do ex-presidente. Bolsonaro e seus aliados discursam em um trio elétrico montado na orla carioca, reafirmando críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e cobrando mudanças no tratamento dado aos manifestantes presos.
Na última semana, o STF condenou mais 63 pessoas, elevando para 480 o número de sentenciados por envolvimento na invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
4
14:03, 29 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
Para o partido, o muro de 40 metros de comprimento e 2,5 metros de altura viola direitos fundamentais.
O prefeito, acompanhado da vice, Irmã Babate, é contemplado com a premiação durante solenidade no Congresso da Amupe.
Segundo o Tribunal Eleitoral, o resultado divulgado foi extraído de pesquisa anterior, sendo apresentado como novo, com o objetivo de confundir o eleitorado.
mais notícias
+