Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra visita Refinaria Abreu e Lima que pretende gerar 30 mil empregos

A conclusão da obra de ampliação, estimada em valor bilionário a ser divulgado oficialmente em breve, vai duplicar a capacidade de processamento para 260 mil bpd.

Everthon Santos

12 de junho de 2025 às 21:12   - Atualizado às 21:12

Raquel Lyra visita unidade que vai gerar empregos no Porto de Suape.

Raquel Lyra visita unidade que vai gerar empregos no Porto de Suape. Foto: Yacy Ribeiro/Secom

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta quinta-feira, 12 de junho, a Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial de Suape, para ver de perto a planta do empreendimento e reunir-se com dirigentes da Petrobrás para conhecer os investimentos no Trem 2 — obra que faz faz parte da retomada de investimentos na Refinaria anunciada em cerimônia com o presidente Lula, em janeiro de 2024.

A conclusão da obra de ampliação, estimada em valor bilionário a ser divulgado oficialmente em breve, vai duplicar a capacidade de processamento para 260 mil bpd (barris de petróleo por dia), e a expectativa é que a construção da unidade gere cerca de 30 mil empregos diretos e indireto. A vice-governadora Priscila Krause também visitou a refinaria.

"A estimativa é que sejam gerados aproximadamente 10 mil empregos diretos e até 30 mil empregos indiretos. Este é um exemplo do crescimento sustentável de Pernambuco junto com o governo federal, em parceria com a Petrobras, que está fazendo um investimento bilionário para impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado. Nosso objetivo é fazer Pernambuco crescer de forma inclusiva, garantindo que ninguém fique para trás. Hoje, estamos com a planta mais moderna e sustentável do Brasil, um verdadeiro exemplo de inovação e responsabilidade socioambiental", destacou a governadora Raquel Lyra.

A previsão de conclusão da obra é em 2029, mas entrará em operação, ainda em 2026, uma antecipação da produção do segundo trem, devendo chegar a 180 mil barris por dia.

“Temos muito orgulho de celebrar esses dez anos de operação da nossa refinaria. Estamos vivendo um momento importante de fechamento, apresentação e avaliação das propostas pela Petrobras, com o objetivo de dar continuidade ao projeto do segundo trem. Assim, poderemos retomar as obras e ampliar ainda mais a capacidade de produção da refinaria. Nossa expectativa é antecipar a geração de valor desse projeto, com a conclusão da construção e montagem de uma das unidades até dezembro de 2026", apontou o gerente geral da Refinaria Abreu e Lima, Márcio Maia.

Veja Também

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), Guilherme Cavalcanti, a ampliação da produção na refinaria vai garantir, além da geração de emprego, a segurança energética para o Brasil.

"A construção do segundo trem da refinaria, além de representar uma grande geração de emprego durante a obra e uma grande geração de emprego a partir da operação, realiza aquilo para o qual a Refinaria Abreu e Lima foi idealizada: garantir a segurança energética do Brasil, produzir diesel que o nosso país precisa e distribuir esse óleo a partir do Porto de Suape", pontuou o titular da pasta.

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, ressaltou a capacidade da refinaria, uma das mais modernas do Brasil.

“Pudemos, junto com a governadora, testemunhar o avanço nas obras que vão incrementar a produção da refinaria. Hoje a refinaria processa cerca de 130 mil barris, até o final do ano que vem ela deve chegar a 180 mil barris e até o ano de 2029 chegar na sua capacidade máxima prevista que será de 260 mil barris por dia. Uma refinaria moderna e inovadora, das mais modernas do Brasil. Foi muito bom sentir o espírito da equipe da Petrobras que é extremamente dedicada e que guarda um orgulho especial de servir ao brasil e à empresa”, destacou.

Em novembro de 2024, sete editais destinados à obra do segundo trem foram lançados pela Petrobras. O início da ampliação está previsto para os próximos meses, com conclusão geral do projeto prevista para o primeiro semestre de 2029, e entregas e partidas escalonadas entre 2026 e 2029.  

Também participaram da visita o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, e o secretário-executivo de Energia da Sdec, Guilherme Sá.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:28, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter