Pernambuco, 23 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra vai a Agrestina para acompanhar velório e sepultamento de sua "segunda mãe"

Governadora cancelou compromissos em Brasília após a morte de Maria Hermínia, a quem chamava publicamente de segunda mãe.

07 de maio de 2026 às 09:51   - Atualizado às 10:08

Governadora Raquel Lyra e Maria Hermínia, sua "segunda mãe".

Governadora Raquel Lyra e Maria Hermínia, sua "segunda mãe". Foto: Reprodução/Instagram/@raquellyraoficial

A governadora Raquel Lyra (PSD), estará em Agrestina, no Agreste pernambucano, nesta quinta-feira, 7 de maio, para acompanhar o velório e o sepultamento de Maria Hermínia. A informação foi confirmada após a própria governadora anunciar, por meio das redes sociais, o cancelamento de compromissos oficiais em Brasília para retornar ao estado e permanecer ao lado da família.

Maria Hermínia era tratada publicamente por Raquel Lyra como sua “segunda mãe”. Na publicação, a governadora relembrou a convivência construída desde a infância e destacou a importância dela para toda a família.

Segundo Raquel Lyra, Maria chegou à casa da família quando sua mãe estava grávida dela. Desde então, tornou-se uma presença constante e afetiva na vida pessoal da governadora, além de acompanhar diferentes gerações da família ao longo dos anos.

“Maria chegou na nossa casa quando minha mãe estava grávida de mim. Foi minha segunda mãe, avó dos meus filhos e sobrinhos, referência de cuidado e amor em todos os momentos para nossa família e todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la”, escreveu a governadora.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Na mensagem publicada nas redes sociais, Raquel também falou sobre a dificuldade da despedida e informou que decidiu cancelar a agenda institucional prevista em Brasília para retornar a Pernambuco. A governadora afirmou que pretende permanecer ao lado dos familiares de Maria Hermínia durante o velório e o sepultamento.

Veja Também

“Como é difícil se despedir de quem se ama. Cancelei meus compromissos em Brasília e estou voltando para ficar junto dos meus e da família de Maria, suas filhas Ângela e Sandra, seus netos e todos que sofrem por sua partida”, declarou.

No texto, a governadora ainda pediu conforto espiritual para a família neste momento de luto. Em um trecho da homenagem, ela mencionou Antônio Marcos e encerrou a mensagem agradecendo pelo carinho e pela convivência construída ao longo dos anos.

“Que Deus, em sua infinita misericórdia, console o nosso coração. Antônio Marcos, cuide dela aí por nós. Maria, obrigada por tudo. Te amarei para sempre!”, concluiu.

A presença de Raquel Lyra em Agrestina ocorre em um momento de forte comoção para familiares e pessoas próximas. Até o momento, não foram divulgadas informações adicionais sobre cerimônias reservadas ou mudanças na agenda oficial da governadora após o sepultamento.

A relação próxima entre Maria Hermínia e a família Lyra foi destacada diversas vezes publicamente pela governadora em entrevistas e publicações anteriores. Na homenagem desta quinta-feira, Raquel voltou a reforçar o papel de cuidado e acolhimento desempenhado por Maria durante décadas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:13, 23 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Eleições

Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (25), dia do segundo turno

De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.

Forças Armadas nas eleições.
Operação

Eleições 2026: Forças Armadas mobilizam 25 mil militares para o segundo turno neste domingo (25)

A atuação incluirá ações de Garantia da Votação e da Apuração (GVA) em 306 municípios de 11 estados e apoio logístico em outros 39 municípios de oito unidades da federação.

Transporte acessível leva pessoas a votar
Eleições

Recife disponibiliza vans acessíveis para pessoas com deficiência votarem no 2º turno; veja como vai funcionar

Os veículos adaptados farão o deslocamento dos eleitores entre suas residências e os locais de votação, com trajetos de ida e volta.

mais notícias

+

Newsletter