Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra comanda formatura dos novos oficiais do Corpo de Bombeiros nesta segunda (1º)

A governadora também entrega 10 novas ambulâncias do tipo D Unidade de Suporte Avançado para atender as demandas da rede estadual.

Redação

01 de dezembro de 2025 às 08:07   - Atualizado às 08:07

Governo Raquel Lyra em formaçap de novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar.

Governo Raquel Lyra em formaçap de novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar. Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra realiza, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, agendas voltadas ao fortalecimento da saúde pública e da segurança em Pernambuco. Pela manhã, a gestora entrega 10 novas ambulâncias do tipo D – Unidade de Suporte Avançado para atender as demandas da rede estadual. Estas serão as primeiras de um total de 40 que serão entregues durante o mês de dezembro.

À tarde, a governadora comanda a formatura de 33 novos aspirantes a oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), marcando a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2024. À noite, a chefe do Executivo estadual será palestrante do projeto Pernambuco em Perspectiva – Estratégia de Longo Prazo.

Formatura da PM

A governadora Raquel Lyra comandou, na última sexta-feira, 28 de novembro, a formatura de 148 novos oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

A turma, composta por 117 homens e 31 mulheres, concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcando um avanço no recompletamento do efetivo da corporação. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade.

“Mais um dia histórico para a segurança pública de Pernambuco, quando entregamos 148 aspirantes a oficial que passaram 12 meses no curso de formação. Já nomeamos 2.300 praças e bombeiros militares, e hoje entregamos os líderes que irão comandar as tropas nas ruas. A partir da próxima semana, esses profissionais já estarão atuando, ajudando a fazer de Pernambuco um Estado mais seguro. Estamos chegando ao fim do ano e não tenho dúvida de que eles contribuirão para alcançarmos a maior redução de criminalidade da nossa história, devolvendo a paz social ao nosso Estado”, ressaltou da governadora Raquel Lyra. 

Veja Também

A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Derby, no Recife, e marcou a transição dos formandos para o quadro efetivo da PMPE.

Agora aspirantes a oficial, eles deverão alcançar o posto de 2º tenente em seis meses, assumindo funções de comando e gestão em áreas operacionais e administrativas.

“Pernambuco vive uma realidade inédita, com a menor taxa de homicídios da sua história recente. Já formamos e colocamos nas ruas 2.299 novos soldados. Esses profissionais precisam ser supervisionados, orientados e isso é papel dos oficiais, que há muito tempo não eram formados”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Durante a solenidade, os novos oficiais receberam a espada, um símbolo da carreira, e devolveram o espadim, marcando o encerramento do ciclo formativo. O gesto reforça o compromisso com a disciplina militar, a hierarquia e a defesa da sociedade pernambucana.

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Ivanildo Torres, destacou o impacto da formação.

“É um passo importante dentro do recompletamento do efetivo da Polícia Militar de Pernambuco. Temos a segunda turma em formação e a terceira com matrícula concluída. Somando três turmas de oficiais e duas de soldados, teremos mais de 5.250 novos policiais militares entre este ano e 2026. Não tem como fazer segurança pública sem investimento em infraestrutura”, afirmou. 

O primeiro colocado do CFO, o aspirante a oficial Raul Vítor Andrade, natural de São Paulo e com família no interior de Pernambuco, falou com emoção sobre o momento.

“Foram anos de preparação. Ver minha mãe aqui, presenciando a realização desse sonho, é especial demais. Ser oficial da Polícia Militar de um Estado tão querido e tradicional como Pernambuco é indescritível”, celebrou.

A nomeação dos novos policiais militares integra o Programa Juntos pela Segurança, que destina R$ 2,3 bilhões à segurança pública de Pernambuco.

Além dos novos oficiais formados, uma segunda turma já está em curso e uma terceira foi convocada, todas provenientes do concurso unificado de 2023, que prevê a inserção de mais de 7 mil novos servidores até 2026.

Acompanharam a solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Chefe da Casa Militar) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o secretário-executivo da Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco, Francisco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:10, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter