Gilson Monteiro, novo secretário de Educação do Governo Raquel Lyra. Foto: Divulgação
A governadora Raquel Lyra anunciou Gilson Monteiro como titular da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE). A nomeação do secretário será publicada na edição do Diário Oficial deste sábado, 8 de fevereiro.
Primordialmente, Gilson Monteiro atuava como secretário executivo de Administração e Finanças da pasta.
"Tenho muita confiança no trabalho que Gilson Monteiro vem desempenhando na Secretaria de Educação nesses dois anos. Com experiência e empenho, ele dará continuidade às metas do Juntos pela Educação com importantes entregas e R$ 5,5 bilhões já garantidos para avançarmos ainda mais", ressaltou Raquel Lyra.
Sobretudo, Gilson José Monteiro Filho é formado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces). Sendo assim, foi procurador do município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, entre 2009 e 2019. Secretário executivo de Licitações e Contratos do município de Caruaru entre 2020 e 2021. Também foi secretário de Administração em Caruaru, no ano de 2022.
Anteriormente, ocupou o cargo de secretário executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Educação de Pernambuco entre 2023 e 2025.
A governadora Raquel Lyra participou da abertura do I Seminário dos Dirigentes Municipais de Educação – Gestão 2025-2028. Este seminário foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE).
O evento, realizado no dia 28 de janeiro, no Recife, reuniu representantes de 172 municípios. O encontro visou fortalecer a rede de colaboração entre as secretarias municipais de educação e o governo estadual. Além disso, eles buscam desenvolver soluções inovadoras e eficazes para os desafios educacionais do Estado.
"Viemos até aqui para reafirmar o nosso compromisso com a educação nos municípios. Já demos as boas-vindas aos prefeitos de Pernambuco ainda em dezembro e nos prontificamos a fazer reuniões temáticas. Hoje tivemos uma grande oportunidade de falar um pouco daquilo que o Estado está fazendo, chamando os municípios para um trabalho conjunto, sobretudo na busca de terrenos para a construção das creches. Já melhoramos o transporte escolar, oferecemos apoio técnico e de qualificação da nossa capacitação continuada para os profissionais do estado e municípios, para que possamos, na ponta, exercitar a missão de garantir educação para todos os pernambucanos”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
Com o tema “Educação Municipal: Desafios no cenário da gestão”, o seminário contou com apresentações de especialistas e mesas temáticas. Estas mesas abordaram temas como a trajetória da Undime na educação municipal, a agenda dos 100 primeiros dias de gestão, além de políticas públicas e programas em execução pelo Ministério da Educação.
1
2
3
4
15:20, 06 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
Até o momento, não foram divulgados os nomes das pessoas supostamente envolvidas.
O veto aparece em uma das trocas de mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular do banqueiro.
O deputado declarou que a gestora vem fazendo um bom trabalho e seu mandato tem avaliações positivas.
mais notícias
+