Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra comemora 60 anos do Lafepe com inauguração de memorial do laboratório no Recife

Raquel Lyra também celebrou um convênio de R$ 259 milhões com o Governo Federal, voltado à modernização do parque industrial.

Everthon Santos

27 de junho de 2025 às 07:18   - Atualizado às 07:18

Raquel Lyra inaugura memorial do Lafepe.

Raquel Lyra inaugura memorial do Lafepe. Foto: Hesíodo Góes/Secom

Em celebração aos 60 anos do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe), a governadora Raquel Lyra inaugurou, na quinta-feira, 26 de junho, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, o memorial da unidade, instalado na sede da instituição, no bairro de Dois Irmãos, no Recife.

O Memorial Lafepe foi criado para preservar a história e valorizar o papel do laboratório público na construção de uma política de saúde comprometida com o acesso universal e o desenvolvimento científico.

“O Lafepe trabalha há seis décadas para garantir medicamentos para a população do Brasil e de Pernambuco. Os laboratórios públicos são fundamentais e hoje o Lafepe é um dos três mais modernos e mais importantes do Brasil. Estamos investindo em um laboratório público e que age na produção de medicamentos importantes para a população”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A gestora também destacou o novo ciclo de investimentos para ampliação da estrutura do laboratório: um convênio de R$ 259 milhões com o Governo Federal, voltado à modernização do parque industrial e aquisição de equipamentos. Os recursos foram captados pelo Governo de Pernambuco em 2024.

“Desde o primeiro momento do nosso governo, nos colocamos à disposição do governo federal para que a estratégia do SUS utilize o Lafepe”, acrescentou a governadora.

Veja Também

Durante o evento, o presidente da instituição, Plínio Pimentel, destacou a relevância do laboratório a nível nacional.

“O Lafepe vem se tornando a cada dia uma referência de saúde pública, sempre preocupado e atendendo aos que mais necessitam. Hoje é um laboratório referência para o SUS, então isso é de muito orgulho para Pernambuco. Quero agradecer ao Governo do Estado que, por meio de articulações, concedeu o maior investimento na história do Lafepe”, afirmou.

Memorial

O Memorial Lafepe reúne documentos históricos, equipamentos antigos, imagens e publicações que resgatam momentos-chave da atuação do laboratório, como a produção de antirretrovirais durante a epidemia de AIDS nos anos 1990, a fabricação do benznidazol — único medicamento nacional contra a Doença de Chagas — e a rápida adaptação da linha de produção durante a pandemia de Covid-19. O espaço ficará aberto à visitação, aproximando a população da trajetória do Lafepe e valorizando sua importância para o SUS.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, também comemorou o novo momento da instituição.

“O Lafepe é um laboratório público que durante a sua história sempre teve uma característica forte de inovação, de novas tecnologias e uma que tem muito a ver com o princípio do SUS, que é o princípio da equidade. Então é um laboratório que se especializa muito no tratamento das ditas doenças negligenciadas”, explicou a secretária. 

Presente na cerimônia, o deputado estadual Antônio Moraes reforçou o papel dos investimentos estaduais na indústria pública para o desenvolvimento regional.

“É muito importante que os investimentos continuem sendo feitos, que o Lafepe possa cada vez mais atender a essa demanda social”, disse o deputado. 

60 anos do Lafepe

Fundado em 1965, o Lafepe é hoje um dos maiores laboratórios públicos do Brasil, com atuação estratégica para o SUS. Pioneiro na produção de medicamentos para doenças negligenciadas, é o único fabricante nacional do benznidazol, usado no tratamento da Doença de Chagas. Também teve papel decisivo durante a epidemia de AIDS, nos anos 1990, e na pandemia de Covid-19, ao adaptar sua produção para insumos emergenciais.

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado) e o coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); o deputado estadual Pastor Cleiton Collins; a diretora-geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Karla Baêta; e o presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil, Jorge Mendonça. Também prestigiaram o evento os diretores Maria Fernanda Avelar (Facepe) e Vladimir Lacerda (Detran-PE).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:52, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter