Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ranking de competitividade do Recife aponta queda com recuo de oito posições

A cidade ocupa agora a 61ª posição no levantamento nacional, que considera 13 pilares temáticos e 65 indicadores.

Portal de Prefeitura

29 de agosto de 2025 às 14:53   - Atualizado às 15:00

O prefeito do Recife, João Campos (PSB)

O prefeito do Recife, João Campos (PSB) Foto: Marcos Pastich/PCR

O novo ranking de competitividade do Recife, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), revela uma queda de oito posições da capital pernambucana em relação à edição anterior. Ainda assim, o Recife segue como a cidade mais bem colocada do Nordeste entre os 418 municípios avaliados em todo o país.

A cidade ocupa agora a 61ª posição no levantamento nacional, que considera 13 pilares temáticos e 65 indicadores. Entre os destaques negativos estão os setores de saúde, segurança e saneamento. A qualidade da saúde apresentou a maior queda, com o Recife despencando 100 posições e ficando em 346º lugar. No quesito segurança, a capital está na preocupante 387ª posição, evidenciando altos índices de violência e mortalidade.

Apesar do desempenho abaixo do esperado em alguns setores, o ranking de competitividade do Recife também apontou avanços em áreas como sustentabilidade fiscal, meio ambiente, inovação e acesso à educação. No pilar de acesso à saúde, por exemplo, Goiana (PE) aparece em destaque nacional, na 2ª colocação, o que demonstra a força de alguns municípios do estado.

A cidade também apresentou melhora na transparência municipal, conquistando o 1º lugar nacional nesse quesito. No capital humano, Recife manteve-se entre os dez primeiros colocados, refletindo a qualificação dos trabalhadores e o acesso à educação técnica e superior.

Os dados do ranking de competitividade do Recife ajudam a evidenciar os desafios que a capital pernambucana enfrenta, principalmente nas áreas de infraestrutura básica, como saneamento — onde ocupa a 233ª posição — e saúde preventiva. O levantamento serve de alerta para gestores públicos, indicando onde os investimentos e políticas públicas precisam ser reforçados.

Veja Também

O estudo nacional, que também posiciona o estado de Pernambuco na 19ª colocação geral entre os estados brasileiros, reafirma a importância de acompanhar o desempenho dos municípios com base em dados concretos. A manutenção da liderança regional, mesmo com a queda no ranking, mostra que o Recife ainda é referência no Nordeste, mas precisa acelerar melhorias em áreas críticas para se manter competitivo no cenário nacional.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:10, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter