Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

RACHADINHA: STF abre inquérito para INVESTIGAR JANONES

04 de dezembro de 2023 às 21:03

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira, 4 de dezembro, abrir inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) pelos crimes de associação criminosa e peculato. Fux estabeleceu prazo de 60 dias para realização das diligências.

A investigação foi solicitada na última sexta-feira (1°) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após reportagens jornalísticas e notícias-crime protocoladas por políticos de oposição informarem que Janones teria enviado áudios, por meio do WhatsApp, a ex-assessores solicitando o repasse de parte dos salários para ajudar em campanhas eleitorais. Os fatos teriam ocorrido a partir de 2019.

Segundo a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, o inquérito vai apurar se o deputado cometeu a prática popularmente conhecida como “rachadinha”.

"Não se pode descartar, lado outro, a possibilidade de o deputado federal André Luís Gaspar Janones ter exigido, para si, diretamente, em razão do mandato parlamentar, vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete", afirmou.

Pedido de cassação

O Partido Liberal (PL) protocolou e entregou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um pedido de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), como havia prometido, diante de acusações e áudios vazados de suposta rachadinha que teria sido cometida pelo parlamentar.

Negando qualquer irregularidade, nos últimos dias Janones emitiu versões alegando primeiro que o áudio havia sido tirado de contexto, depois disse que trata-se de uma fake news e ainda pediu nas redes sociais apoio de seguidores, os quais chamou de “soldados”, para que o defendessem das acusações.

O documento que solicita a cassação do parlamentar foi assinado pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, com a acusação de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”.

A petição, enviada à Primeira Secretaria da mesa diretora, se refere a um suposto esquema de “rachadinhas” denunciado por ex-assessores de Janones e que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:49, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter