Deputado Lindberg Farias e Carla Zambelli. Foto: Montagem/Divulgação/Cãmara dos Deputados
O deputado Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara dos Deputados, pediu ao presidente da Casa legislativa, Hugo Motta (Republicanos), o fim imediato do mandato de Carla Zambelli (PL), que saiu do Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão.
Segundo o petista, ao condenar Zambelli, o STF já havia determinado a perda do mandato da parlamentar e que cabe à Câmara dos Deputados formalizar esta medida.
Lindbergh reforça que o fato de Carla Zambelli ter deixado o Brasil após a condenação e indicado que pretende ficar fora do país, torna mais evidente a impossibilidade da liberal manter o seu mandato.
Prisão e Interpol
Na manhã desta quarta (4), o ministro Moraes decretou a prisão preventiva da deputada. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em sua decisão, Moraes afirma que a deputada tentou "se furtar da aplicação da lei penal". O ministro também mandou bloquear os passaportes de Zambelli e incluir o nome dela na lista de difusão vermelha da Interpol.
A deputada havia anunciado na terça-feira, 3 de maio, que está fora do Brasil e que pretende pedir licença do mandato para viver na Europa e denunciar o STF junto a lideranças da direita internacional. Não há registros da saída dela do País.
Carla Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do Supremo a 10 anos de prisão, em regime inicial fechado, e à perda do mandato pela invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pena só não começou a ser cumprida porque há recursos pendentes.
A deputada também responde a um processo criminal no STF por perseguir um homem com uma pistola na véspera do segundo turno das eleições de 2022.
Zambelli chegou a afirmar que é "intocável" na Itália.
"Eles vão tentar me prender na Itália, mas eu não temo, porque sou cidadã italiana e lá eu sou intocável, a não ser que a justiça italiana me prenda", disse, em entrevista à CNN Brasil.
1
3
4
00:34, 05 Set
26
°c
Fonte: OpenWeather
Vereador e candidato a deputado federal pelo NOVO recebeu o senador cearense durante agenda no bairro da Madalena
Ainda durante a sabatina, o candidato citou a conquista de mais de R$ 12 milhões para viabilizar o Hospital do Câncer do Araripe, reforçando sua defesa de uma saúde pública descentralizada.
O candidato também afirmou que pretende ampliar a atuação em defesa do município caso seja eleito para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe): "Muitos empregos foram gerados na nossa gestão", disse.
mais notícias
+