A legenda somou 888 vitórias, demonstrando um aumento de 34%.
07 de outubro de 2024 às 13:00 - Atualizado às 13:22
André de Paula e Raquel Lyra. Foto: Divulgação.
O Partido Social Democrático foi a legenda que mais elegeu prefeitos no 1º turno das eleições municipais no Brasil, cuja eleição aconteceu no domingo, 6 de outubro, somando 888 vitórias. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 2020, o PSD havia conquistado 659 prefeituras. Essa é a primeira vez em ao menos 20 anos que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi superado por outro partido em total de conquistas no 1º turno pelo país. O terceiro lugar ficou com o Partido Progressistas (PP).
Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
Ao todo, o país teve disputas em 5.569 municípios.
No ritmo dos partidos com mais prefeitos eleitos, o União Brasil levou o 4º lugar com 589 vitoriosos. Já o Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Lula, aparece em 9º, com 251 nomes, atrás de legendas como Partido Liberal (PL) (523), Republicanos (439), Partido Socialista Brasileiro (PSB) (311) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) (273).
Em contrapartida, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) teve o pior desempenho, elegendo apenas um prefeito no Brasil. Em 2020, o partido do candidato a prefeito de Pablo Marçal havia conquistado seis prefeituras.
O PSD, criado em 2011 por Gilberto Kassab, foi o partido com o maior crescimento em termos de prefeitos eleitos no primeiro turno. O número de municípios ganhos pelo partido aumentou de 650 em 2020 para 878 em 2024, um incremento de 228, ou 35%.
Desde sua primeira eleição em 2012, o PSD tem demonstrado um crescimento forte. No ano de sua fundação, o partido de Kassab, que ele mesmo descreve como "de centro" e "independente", saiu vitorioso em 495 municípios já no primeiro turno. Agora, após 12 anos, esse número quase duplicou, alcançando 878 municípios.
O resultado fez o PSD desbancar o MDB, que liderou o país em número de prefeitos eleitos no 1º turno ao longo dos últimos 20 anos.
1
2
3
4
15:04, 01 Set
25
°c
Fonte: OpenWeather
Ao explicar a decisão, o ex-presidente do Moda Center destacou a proximidade com pautas defendidas pelo candidato e pelo Partido Novo.
O levantamento considera uma simulação de rejeição múltipla, na qual os entrevistados podem indicar mais de um candidato em quem não votariam de jeito nenhum.
Na avaliação do desempenho do presidente, 15% consideram o trabalho de Lula ótimo e 12%, bom. Outros 33% classificam como regular, enquanto 16% avaliam como ruim e 23%, péssimo.
mais notícias
+