Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prisão de BOLSONARO seria INJUSTA para 52,7% dos brasileiros, aponta PESQUISA

10 de fevereiro de 2024 às 13:09

Um levantamento conduzido pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou que mais da metade dos entrevistados, representando 52,7%, considerariam injusta uma eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), enquanto 38,3% opinaram de forma contrária.

A pesquisa também destacou que entre os eleitores do ex-presidente, 95% considerou injusta a possibilidade de sua prisão, em contraste com apenas 2% que a veriam como justa.

Entre os eleitores do presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), 71,9% dos entrevistados afirmaram que a prisão do ex-presidente seria justa, enquanto 18,6% a consideraram injusta.

O instituto entrevistou 2.026 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de janeiro, antes da operação da Polícia Federal realizada em 8 de fevereiro, que obrigou o ex-presidente a entregar seu passaporte.

No que diz respeito aos eventos ocorridos em 8 de janeiro, onde manifestantes protestaram na Praça dos Três Poderes, 49,2% dos entrevistados afirmaram que Bolsonaro não tem responsabilidade sobre os eventos em Brasília, enquanto 41,1% acreditam que o ex-presidente é sim responsável pelos atos de vandalismo.

Veja Também

Quanto à segurança da democracia brasileira diante desses eventos, 35% dos entrevistados avaliaram que a democracia não correu riscos, enquanto 26,5% acreditam que houve algum risco e 31,9% consideram que o risco foi significativo.

Sobre as condenações dos participantes desses atos, 48,1% discordaram e 42,8% concordaram com penas superiores a 15 anos de prisão.

A pesquisa também abordou as motivações dos manifestantes. Para 28,2% dos entrevistados, as depredações foram motivadas pelo fanatismo político e polarização, enquanto 19,5% acreditam que os agressores estavam tentando promover um golpe de Estado.

Fraude eleitoral foi apontada como motivo por 13,3% e 12,6% mencionaram manipulação de terceiros, enquanto 7,7% disseram que o ato foi motivado por patriotismo.

Sobre a suposta omissão do presidente Lula no combate às ações dos manifestantes, 47,5% dos entrevistados não acreditam que houve omissão, enquanto 39,2% acham que houve.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com uma taxa de confiança de 95%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:03, 25 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra
Reforço

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra

O encontro que marcou a aliança contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, do candidato ao Senado pela Coligação Pernambuco de Coração, Eduardo da Fonte.

Urna Eletrônica.
Medida

Eleições 2026: 173 seções eleitorais em Pernambuco são alteradas; confira mudanças

Mudanças atingem 29 municípios do estado e foram feitas principalmente por causa de reformas e interdições nos locais originais.

.Eduardo da Fonte e Felipe Andrade.
Articulação

Felipe Andrade, vice-prefeito de Paulista, declara apoio à candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado

A definição ocorreu após uma reunião na sede do Partido Progressistas (PP), na Zona Sul do Recife.

mais notícias

+

Newsletter