Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula afirma que: "democracia esta sujeita ao assédio de candidatos a ditadores"

As declarações ocorreram em discurso no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 8 de janeiro, durante cerimônia do governo federal em defesa da democracia.

08 de janeiro de 2026 às 14:40   - Atualizado às 14:43

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a democracia está sempre "sujeita ao assédio" de "candidatos a ditadores" e parabenizou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela conduta do processo sobre a trama golpista. As declarações ocorreram em discurso no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 8 de janeiro, durante cerimônia do governo federal em defesa da democracia.

A solenidade marca os três anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, objeto de inquérito que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão. No evento, Lula vetou o projeto que reduz penas aos condenados no âmbito do processo da trama golpista.

"A tentativa do golpe do 8 de janeiro de 2023 veio nos lembrar que a democracia não é uma conquista inabalável. Ela será sempre uma obra em construção, sujeita ao permanente assédio de velhos e novos candidatos a ditadores. Por isso, a democracia precisa ser zelada com carinho e defendida com unhas e dentes, dia após dia", disse. "Foi graças à firmeza das nossas instituições democráticas que tiveram a garantia de um julgamento justo e todos os direitos reservados", declarou.

O presidente continuou: "Talvez, a prova mais contundente do vigor da democracia brasileira seja o julgamento dos golpistas pelo STF. Todos eles tiveram amplo direito de defesa. Foram julgados com transparência e imparcialidade. E, ao final do julgamento, condenados com base em provas robustas, e não com ilegalidades em série, meras convicções ou Powerpoints fajutos".

Na ocasião, Lula disse que, em 8 de janeiro, "inimigos da democracia tentaram demolir" o que ele chamou de "País mais justo e menos desigual", o que ele atribui como resultado do seu governo. Durante o discurso, o presidente voltou a criticar "previsões pessimistas" que, segundo ele, "foram derrotadas". O chefe do Executivo disse ainda que apostas no "negativismo" vão "perder de novo".

Veja Também

No fim do discurso, Lula afirmou rejeitar quaisquer tipos de ditaduras. "Não aceitamos nem ditadura civil, nem ditadura militar. O que nós queremos é democracia emanada do povo e para ser exercida em nome do povo."

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:45, 12 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter