Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura do Jaboatão lança programa "Conexão Cidadã" para combater a violência no município

Além das ações voltadas à segurança, o programa promoveu atividades educativas para crianças, jovens, adultos e idosos.

Everthon Santos

25 de julho de 2025 às 07:15   - Atualizado às 07:15

Prefeitura do Jaboatão lança programa Conexão Cidadã para combater a violência no município

Prefeitura do Jaboatão lança programa Conexão Cidadã para combater a violência no município Foto: Chico Bezerra/PMJG

Com a participação expressiva dos moradores do bairro do Curado IV, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou oficialmente o programa social Conexão Cidadã, que tem como objetivo atuar de forma preventiva no combate à violência no município.

Além das ações voltadas à segurança, o programa promoveu atividades educativas para crianças, jovens, adultos e idosos, com o propósito de conscientizar e orientar a população sobre a importância de adotar hábitos e comportamentos que contribuam para uma sociedade mais segura.

A ação foi realizada na Escola Estadual Aderbal Jurema. Logo na entrada, os participantes encontraram uma tenda do Programa Alerta Celular, do Governo do Estado, onde puderam cadastrar seus celulares para facilitar a localização em casos de roubo, furto ou extravio.

"É um projeto importante para o município, pois vamos trabalhar junto com a sociedade para combater a violência de forma preventiva. Seguimos nas ruas para trabalhar ainda mais pelas pessoas", destacou o prefeito Mano Medeiros.

A EMLUME (Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública) também participou da ação, cumprindo um papel fundamental no Conexão Cidadã. Uma estrutura foi montada para receber sugestões e solicitações dos moradores sobre a iluminação pública do bairro.

"Estamos com toda a equipe da EMLUME disponível e espalhada pelo bairro para ouvir as pessoas. Fazemos o registro e resolvemos a situação", explicou Uemerson Luís, coordenador de iluminação da empresa, ressaltando que a melhoria na iluminação contribui significativamente para a prevenção da violência.

Veja Também

O Conexão Cidadã contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado de Pernambuco. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) disponibilizou cavalos para atividades recreativas com as famílias. Também foi realizada uma apresentação com cães adestrados, que chamou a atenção dos participantes.

"O Conexão Cidadã vai unir a Prefeitura do Jaboatão, o Governo do Estado, os órgãos de segurança e a população para atuar de forma preventiva contra a violência", afirmou o secretário de Governo, Daniel Pessoa.

Além do foco na segurança, o programa ofereceu um amplo pacote de serviços à comunidade do Curado IV. Foram realizados atendimentos médicos (clínico geral), mamografias para mulheres de 50 a 69 anos, vacinação contra a Covid-19, tétano e outras vacinas de rotina, aferição de pressão arterial, controle do diabetes, atendimento odontológico com o odontomóvel, distribuição de kits de higiene bucal e testagens rápidas para HIV e hepatites B e C.

Na área social, o Conexão Cidadã ofereceu serviços como atualização do CadÚnico, emissão do Cartão SUS, emissão de comprovante de residência, encaminhamento para segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além do Balcão da Cidadania, entre outros. A moradora Daiane Noberto, que foi atendida para o Bolsa Família, elogiou a iniciativa:

"Saber que podemos resolver nossa situação perto de casa, com a prefeitura nos acompanhando, nos dá mais segurança. O atendimento foi muito bom", afirmou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:18, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter