Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Praias de cidades da Região Metropolitana do Recife são consideradas impróprias para o banho, diz CPRH; veja quais são os 11 trechos de mar

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco, atualmente, conta com 50 pontos de amostragem distribuídos em onze municípios do litoral pernambucano.

29 de abril de 2022 às 08:51

Algumas praias tiveram resultado impróprio para o banho de mar, de acordo com análises laboratoriais divulgados pela Agência Estadual de Meio Ambienta (CPRH). São 11 pontos de praias impróprios, localizados nos municípios do Recife, Itamaracá, Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Tamandaré. É o primeiro boletim de balneabilidade emitido pela CPRH com as análises das amostras processadas nas novas instalações do Laboratório Professor Adaucto Silva Teixeira, inaugurado no inicio do mês de março/22.
De acordo com os resultados das análises, no Recife a população deve evitar o trecho da praia do Pina localizado nas proximidades do Cassino Americano. Leia também: >>>CPRH multa Prefeitura de Ipojuca em R$ 20 mil depois de vazamento de esgoto em Porto de Galinhas Em Itamaracá, o banho deve ser evitado em frente à Igreja do Pilar. Na cidade do Paulista foram detectados três locais: em Maria Farinha (em frente ao Cabanga Iate Clube) e na praia do Janga (em frente às ruas Claudio S Bastos e Betânia).
Na cidade de Olinda os pontos impróprios ficam nas praias do Carmo (por detrás dos Correios) e na dos Milagres (em frente à praça do mesmo nome). Em Jaboatão dos Guararapes o estudo apontou três trechos onde deve ser evitado pela população: na praia de Candeias (nos pontos em frente ao conjunto residencial Candeias II e ao Restaurante Candelária) e na praia de Barra de Jangadas (em frente ao Nº 1080, antiga Marina dos Mares).
Já no município de Tamandaré, o banho deve ser evitado em frente à estátua que fica na Rua Nilo Gouveia Filho. Os outros trechos monitorados foram considerados próprios ao banho de mar. https://www.instagram.com/p/CcqURPnLRw4/
Segundo a gerente do laboratório, Andréa Shirley Xavier da Silva, a amostragem é feita semanalmente e as análises são realizadas conforme o estabelecido pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater para coliformes termotolerantes.
 “A classificação das praias é baseada no que estabelece a Resolução Conama nº 274/00, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade. O critério de enquadramento baseia-se nas concentrações de coliformes termotolerantes em um conjunto de amostras de cinco semanas consecutivas ou em cinco amostragens com intervalo mínimo de 24 horas entre elas”, pontuou. 
O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco, atualmente, conta com 50 pontos de amostragem distribuídos em onze municípios do litoral pernambucano.

Pausa

Por conta da inauguração e mudança para o novo prédio do laboratório, ocorrida no mês de março, a CPRH interrompeu a divulgação semanal da balneabilidade, desde o final do mês de fevereiro. A partir desta semana, a divulgação voltará à sua normalidade, com informativos sendo publicados ás sextas-feiras, no portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br). Da redação do Portal de Prefeitura com informações da CPRH

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:41, 14 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carnaval em Igarassu.
Folia

Carnaval em Igarassu reúne público no Sítio Histórico na abertura oficial

Durante o evento, a Secretaria de Saúde disponibilizou um ponto fixo de atendimento, oferecendo atualização do cartão de vacina, testes rápidos para ISTs e aferição de pressão arterial e glicemia.

José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Luto

Morre afogado José Álvaro Moisés, cientista político e um dos fundadores do PT, aos 81 anos

De acordo com Grupamento de Bombeiros Marítimo, o professor foi encontrado inconsciente na faixa de areia da Praia de Itamambuca.

Manifestação na Paulista
Manifestação

Oposição convoca atos em 1º de março por impeachment de Lula, Toffoli e Moraes

Manifestações estão previstas para São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre em meio à crise envolvendo o caso Banco Master.

mais notícias

+

Newsletter