Operação da PF erradica pés de maconha em Pernambuco. Foto: Divulgação/ PF
A Polícia Federal por meio de sua Delegacia em Salgueiro/PE vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano.
Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio, e Facções Criminosas-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF e Superintendência Regional em Pernambuco, com o objetivo de extinguir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano.
Desta vez foram erradicados e destruídos entre os dias 09/09 a 21/10/2025 (40 dias) cerca de 286 mil pés de maconha que estavam em 49 plantios. Caso os 286 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor daria para se produzir 95 toneladas de maconha!
Os plantios foram localizados por meio de levantamentos prévios de inteligência realizados pela Polícia Federal nos municípios de Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Orocó/PE, Belém do São Francisco/PE, Santa Maria da Boa Vista/PE, Betânia, Floresta/PE, Ibimirim/PE e Carnaubeira da Penha/PE.
A ação contou também com a participação da Secretaria de Defesa Social/PE com policiais civis, militares, bombeiros e penais e com uma aeronave do Grupo Tático Aéreo - GTA/SDS. Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais com o emprego de botes infláveis.
O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado para obstar a secagem e comercialização da droga. As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, coíbem a produção da droga, o que tem levado a importação da droga do Paraguai.
Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.
Assim com essas operações consecutivas, a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado como também em outros da região Nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas dentre outros crimes violentos que giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa menos um foco de violência.
3
04:35, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Ela foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas podem chegar até 20 anos de reclusão.
A medida foi adotada diante do risco de fuga depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus concedido ao artista.
Adriana Albuquerque assume a função com a missão de implementar as diretrizes estratégicas da PF no estado, com foco no enfrentamento ao crime organizado.
mais notícias
+