Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF abre processo administrativo contra Eduardo Bolsonaro por faltas não justificadas

O procedimento foi aberto na última terça-feira (27) e pode resultar na demissão do filho do ex-presidente.

Ricardo Lélis

31 de janeiro de 2026 às 18:50   - Atualizado às 18:50

Deputado Eduardo Bolsonaro

Deputado Eduardo Bolsonaro Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Corregedoria da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro instaurou um processo administrativo disciplinar sumário contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por faltas injustificadas ao serviço, o que pode caracterizar abandono de cargo na corporação, onde ocupa o posto de escrivão.

O procedimento foi aberto na última terça-feira (27) e pode resultar na demissão do servidor. Para analisar o caso, foi formada uma comissão responsável pela apuração das condutas atribuídas ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a Polícia Federal, o novo processo difere de outro procedimento administrativo instaurado em setembro do ano passado contra Eduardo Bolsonaro. Por se tratar de um rito sumário, a apuração sobre as faltas injustificadas deve ser concluída em prazo mais curto.

Segundo portaria da Corregedoria da PF no Rio de Janeiro, o processo administrativo irá investigar a responsabilidade de Eduardo Bolsonaro por ter se ausentado, de forma supostamente intencional e sem justificativa, por mais de 30 dias consecutivos após a perda do mandato de deputado federal, ocorrida em 18 de dezembro de 2025.

No dia 2 de janeiro, A PF determinou que Eduardo Bolsonaro retornasse imediatamente ao exercício do cargo efetivo de policial federal.

Veja Também

Ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) declara a cessação do afastamento para o cumprimento do mandato eletivo a partir de 19 de dezembro de 2025 e determina que Eduardo volte à sua lotação de origem, que é o Estado do Rio de Janeiro.

O ato diz ainda que "a ausência injustificada poderá ensejar a adoção das providências administrativas e disciplinares cabíveis".

Eduardo Bolsonaro está morando nos Estados Unidos desde março do ano passado. Em dezembro, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou o seu mandato.

A cassação ocorreu porque o parlamentar deixou de comparecer a, pelo menos, um terço das sessões deliberativas da Câmara na sessão legislativa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:07, 12 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PF e Receita Federal apreendem maconha em refis de vape.
Ação

Operação da PF e Receita Federal prende mulher e apreende maconha líquida em refis de vape

Ela foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas podem chegar até 20 anos de reclusão.

Oruam em foto na prisão.
Alerta

PF é comunicada para prender Oruam se rapper tentar sair do país, revela site

A medida foi adotada diante do risco de fuga depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus concedido ao artista.

Adriana Albuquerque em cerimônia de posse da PF em Pernambuco.
Posse

Polícia Federal: delegada assume nova superintendência de Pernambuco

Adriana Albuquerque assume a função com a missão de implementar as diretrizes estratégicas da PF no estado, com foco no enfrentamento ao crime organizado.

mais notícias

+

Newsletter