Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Grande Recife: PF investiga fraude e lavagem de dinheiro no financiamento do BNB

Foram apreendidos veículos, documentos e mídias de interesse para a investigação e que são proveito ou produto dos crimes investigados.

Gabriel Alves

06 de novembro de 2025 às 14:01   - Atualizado às 14:01

Máquina flegráfica.

Máquina flegráfica. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros (DELCOR/DRPJ/SR/PF/PE), deflagrou na quarta-feira, 5 de novembro, a Operação Papel Timbrado, destinada a apurar um sofisticado esquema de fraude contra o Sistema Financeiro Nacional e lavagem de dinheiro, envolvendo desvios de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

A ação mobilizou 30 policiais federais para executar 7 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Recife/PE, nas cidades de Recife, Olinda e Abreu e Lima. Foram apreendidos veículos, documentos e mídias de interesse para a investigação e que são proveito ou produto dos crimes investigados.

As investigações apontaram que empresas formalmente distintas obtiveram financiamentos do FNE de forma fraudulenta, simulando a compra de máquinas flexográficas. Os contratos analisados ultrapassam milhões de reais. O esquema envolvia pessoas físicas e jurídicas articuladas para desviar recursos e ocultar sua destinação.

As principais irregularidades identificadas foram: empresa de fachada, adulteração de equipamentos, falsificação documental e desvio e ocultação de valores. Os indivíduos e empresas envolvidas podem responder pelos crimes de fraude contra o sistema financeiro nacional (Art. 19 da Lei nº 7.492/1986), associação criminosa (Art. 288 do Código Penal), e lavagem de dinheiro (Art. 1º da Lei nº 9.613/1998).

Outra operação

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) está nas ruas para cumprir, em conjunto com a Promotoria de Justiça Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral e as Polícias Civil e Militar, um total de 16 mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de "inflar" o eleitorado do Município de Riacho das Almas.

Veja Também

Segundo as informações iniciais, são alvo da Operação Domicílio Fantasma 14 indivíduos e duas pessoas jurídicas nas cidades de Riacho das Almas e Caruaru, incluindo vereadores eleitos, suplentes de vereadores e candidatos a cargos eletivos.

A investigação aponta para um esquema de corrupção de eleitores, que eram cooptados com ofertas em dinheiro e promessas de vantagens futuras. O grupo atuava de forma organizada para transferir eleitores de Caruaru e cidades vizinhas para fraudar as eleições de 2024 no município de Riacho das Almas. Até o momento, já foram identificados mais de 700 eleitores cooptados pelo grupo criminoso.

"Em troca da oferta em dinheiro, a organização obtinha documentos pessoais e "selfies" dos eleitores. De posse desse material, um núcleo operacional centralizado submetia requerimentos de transferência em massa pelo sistema "Título Net", usando comprovantes de residência falsificados para ludibriar a Justiça Eleitoral", descreveu o coordenador do Gaeco, Promotor de Justiça Roberto Brayner.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:53, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PF e Receita Federal apreendem maconha em refis de vape.
Ação

Operação da PF e Receita Federal prende mulher e apreende maconha líquida em refis de vape

Ela foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas podem chegar até 20 anos de reclusão.

Oruam em foto na prisão.
Alerta

PF é comunicada para prender Oruam se rapper tentar sair do país, revela site

A medida foi adotada diante do risco de fuga depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus concedido ao artista.

Adriana Albuquerque em cerimônia de posse da PF em Pernambuco.
Posse

Polícia Federal: delegada assume nova superintendência de Pernambuco

Adriana Albuquerque assume a função com a missão de implementar as diretrizes estratégicas da PF no estado, com foco no enfrentamento ao crime organizado.

mais notícias

+

Newsletter