Pernambuco, 13 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF combate compartilhamento de cenas de abuso sexual infantil em Pernambuco

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife e de Timbaúba pela PF.

Gabriel Alves

26 de setembro de 2025 às 12:33   - Atualizado às 12:33

Material apreendido pela PF.

Material apreendido pela PF. Foto: PF/Divulgação

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) em Pernambuco, deflagrou, na manhã da quinta-feira, 25 de setembro, duas operações com o objetivo de combater a prática dos crimes de armazenamento, compartilhamento e exposição à venda de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil.

As investigações se referem a dois inquéritos policiais diferentes, que tiveram início em 2024. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife e de Timbaúba. O objetivo é realizar a apreensão de computadores, notebooks, celulares e mídias com potencial de armazenamento de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual de menores.  

A depender dos resultados das diligências e dos exames periciais nos materiais apreendidos, os investigados responderão pela prática dos crimes de armazenamento, compartilhamento e exposição à venda de conteúdo envolvendo abuso sexual infantil. Somadas, as penas podem chegar a 18 anos de reclusão.

Todo o material apreendido em cumprimento aos dois mandados de busca e apreensão, será submetido a exame pericial com vistas a encontrar evidências dos crimes relacionados ao abuso sexual infantil por meio da internet. 

"Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Veja Também

Outra operação da polícia

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou, na manhã da quinta-feira, 25 de setembro, a 61ª Operação de Repressão Qualificada de 2025, batizada de “Sidelines”. A ação tem como objetivo desarticular uma associação criminosa investigada pelos crimes de estelionato e falsificação de documentos públicos e particulares.

De acordo com a corporação, a investigação teve início em setembro de 2023 e resultou na expedição de cinco mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, sob determinação da 3ª Vara Criminal da Comarca de Jaboatão dos Guararapes.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:13, 13 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Polícia Federal prende mulher com 33,9 kg de skank no Aeroporto do Recife.
Entorpecente

Polícia Federal prende mulher com 33,9 kg de skank no Aeroporto do Recife

De acordo com corporação, a droga foi identificada por meio de um aparelho de raios X em duas malas transportadas pela passageira, natural de Manaus, no Amazonas.

Incêndio na UFPE
Investigação

Polícia Federal inicia perícia em prédio destruído por incêndio na UFPE; drone e robô serão utilizados na vistoria

A investigação busca esclarecer se o fogo foi provocado intencionalmente ou se teve outras causas.

Incêndio tomou o antigo prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da UFPE.
Caso

Polícia Federal vai investigar se incêndio na UFPE foi criminoso; reitor estima prejuízo de R$ 100 milhões

Esse é o terceiro incêndio registrado nas dependências da instituição em apenas uma semana.

mais notícias

+

Newsletter