Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Careca do INSS prepara proposta de delação premiada e expor negócios com Lulinha, diz site

A disposição de Antunes em colaborar com as investigações aumentou após familiares passarem a ser alvos dos investigadores.

Ricardo Lélis

14 de fevereiro de 2026 às 20:22   - Atualizado às 20:22

Lulinha e o Careca do INSS.

Lulinha e o Careca do INSS. (Fotos: Reprodução/ Redes Sociais e Carlos Moura/Agência Senado)

O operador do esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas do INSS, Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, prepara uma proposta de delação premiada.

Preso desde 12 de setembro do ano passado, ele busca negociar um acordo com as autoridades. As informações são do site Metrópoles.

De acordo com apuração da coluna da jornalista Andreza Matais, a disposição de Antunes em colaborar com as investigações aumentou após familiares passarem a ser alvos dos investigadores, especialmente depois da prisão de seu filho, Romeu Carvalho Antunes. Ele foi detido em dezembro do ano passado, acusado de atuar como braço direito do pai no esquema.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS também mira Tânia Carvalho dos Santos, esposa de Antunes. No ano passado, parlamentares aprovaram um requerimento para ouvi-la, mas a oitiva ainda não foi marcada, o que teria irritado o operador do esquema.

Nas últimas semanas, segundo a coluna, o Careca do INSS se reuniu com advogados para formalizar uma proposta de delação.

Veja Também

Ele estaria disposto a relatar supostos negócios envolvendo Fábio Luiz Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Interlocutores afirmam que as operações envolveriam lobby nas áreas de educação e saúde, além do próprio esquema relacionado ao INSS.

O relator das investigações no Supremo Tribunal Federal é o ministro André Mendonça, o mesmo que ficará responsável pela relatoria do caso do Banco Master após a saída do ministro Dias Toffoli.

Apesar das movimentações, negociadores avaliam que não há garantia de aceitação da proposta de delação. O Ministério Público, por exemplo, já recusou acordos semelhantes, como o de Beto Louco, investigado em um esquema de corrupção envolvendo adulteração de combustíveis.

PF investiga citações a Lulinha

A Polícia Federal (PF) investiga citações ao nome como Lulinha, no contexto das apurações sobre um esquema bilionário de desvios envolvendo salários de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a PF, menções diretas e indiretas a Lulinha surgiram a partir de depoimentos e de materiais apreendidos durante operações de busca e apreensão realizadas no curso das investigações, que ainda estão em andamento.

Os investigadores apuram a suspeita de que Lulinha teria mantido uma sociedade oculta, por meio de uma empresária identificada como Roberta, com Antonio Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, apontado como um dos principais envolvidos no esquema.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:06, 14 Set

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro.
Revelação

Dark Horse: PF mostra conversas com cobranças e possíveis encontros entre Flávio Bolsonaro e Vorcaro

Segundo a corporação, o senador pediu R$ 131 milhões ao banqueiro para a produção do filme, dos quais R$ 60 milhões teriam sido pagos.

Diretor-geral da Polícia Federal (PF) Andrei Rodrigues.
Resposta

Andrei Rodrigues nega monitoramento ilegal de Mendonça e defende atuação dentro das regras

Diretor-geral da Polícia Federal afirmou ao STF que relatórios de inteligência não configuram monitoramento pessoal ou investigação criminal.

Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos estão desaparecidos desde o início de 2026.
Solicitação

Mãe pede à PF que crianças desaparecidas no Maranhão sejam incluídas no alerta da Interpol

Clarice Cardoso que foi contactada pela agência americana para identificar se seus filhos estão no grupo de 163 menores resgatados em uma operação contra o tráfico de pessoas na Flórida.

mais notícias

+

Newsletter