Pernambuco, 06 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PL de Bolsonaro conquista vice-presidência da Câmara e do Senado

As eleições para as presidências das duas Casas ocorreram no último sábado, 1º de fevereiro.

Everthon Santos

03 de fevereiro de 2025 às 15:36   - Atualizado às 15:36

Bolsonaro com os vice presidentes da Câmara e do Senado.

Bolsonaro com os vice presidentes da Câmara e do Senado. Foto: DIvulgação

O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, não conseguiu emplacar nomes para a presidência da Câmara e do Senado, mas garantiu a vice-presidência de ambas as Casas Legislativas.

PL de Bolsonaro tem maior bancada

Apesar de ter a maior bancada na Câmara, com 92 deputados, e a segunda maior no Senado, atrás apenas do PSD, o partido enfrentou dificuldades para consolidar um nome próprio no comando do Congresso Nacional.

Veja Também

Sendo assim, na Câmara dos Deputados, o escolhido para a primeira vice-presidência foi Altineu Cortês (PL-RJ), atual líder da legenda. Contudo, o parlamentar tem um perfil conciliador e consegue dialogar com diferentes grupos políticos, incluindo partidos de esquerda.

Além de assumir a vice-presidência, ele ficará responsável por substituir o presidente da Casa em caso de ausência, o que lhe confere influência nas decisões estratégicas do Legislativo.

Já no Senado, o PL indicou Eduardo Gomes (PL-TO) para a vice-presidência. O senador já atuou como líder do governo Bolsonaro no Congresso e mantém bom trânsito entre as diferentes siglas da Casa.

Sua escolha reflete o desejo do partido de manter uma posição de destaque nas negociações políticas, mesmo sem comandar diretamente o Senado.

As eleições para as presidências das duas Casas ocorreram no último sábado, 1º de fevereiro. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) assumiu a presidência da Câmara, enquanto o senador Davi Alcolumbre (União-AP)foi eleito para comandar o Senado.

Eleição de Motta

Hugo Motta foi eleito em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.

Eleição de Alcolumbre

Favorito durante todo o processo, o senador do União Brasil derrotou Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP). Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) também registraram suas candidaturas, mas retiraram seus nomes da disputa durante o discurso em plenário.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:39, 06 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ex-chefe de gabinete do Governo Lula, Marco Aurélio Ribeiro Santana, o Marcola.
Declaração

Lula defende Marcola, ex-chefe de gabinete investigado pela PF e diz: "Quem aqui nunca pediu empréstimo para um amigo?"

Presidente afirmou que a Polícia Federal tem autonomia para investigar qualquer pessoa e disse que "quem errou, que pague" ao comentar o caso de Marcola.

Prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge.
Medida

TCE-PE julga ilegais contratações temporárias em Limoeiro e aplica multa ao prefeito Orlando Jorge

Além da irregularidade nas admissões, o tribunal destacou que o último concurso público promovido pela prefeitura ocorreu em 2011.

Cabo Daciolo volta às eleições e diz que vai disputar a presidência em 2026
Eleições 2026

Cabo Daciolo tem candidatura à Presidência barrada e fica fora da disputa de 2026

Partido anunciou que permanecerá neutro na disputa presidencial deste ano; ex-deputado federal e pastor havia se filiado à legenda em abril.

mais notícias

+

Newsletter