Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PL da Dosimetria: 13 deputados pernambucanos votaram contra lei que reduz pena de Bolsonaro; confira

O projeto trata das penas, conceito que define como o Judiciário calcula o tempo e o tipo de punição aplicada a cada condenado.

Redação

10 de dezembro de 2025 às 09:22   - Atualizado às 09:22

Deputados pernambucanos Túlio Gadêlha, Felipe Carreras e Luciano Bivar.

Deputados pernambucanos Túlio Gadêlha, Felipe Carreras e Luciano Bivar. Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, em sessão plenária, um projeto de lei que muda os critérios de aplicação das penas para condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado. O projeto trata da chamada dosimetria das penas, conceito que define como o Judiciário calcula o tempo e o tipo de punição aplicada a cada condenado.

Na prática, a mudança abre espaço para a redução das penas impostas a pessoas envolvidas nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Entre os possíveis beneficiados estão investigados e réus em processos ligados à tentativa de ruptura institucional, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, citado no debate público em torno da proposta.

O texto recebeu 291 votos favoráveis e 148 contrários e agora segue para análise do Senado Federal. Dos 25 deputados federais pernambucanos, 10 votaram a favor da proposta, 13 se posicionaram contra e dois não registraram voto. 

A maioria da bancada pernambucana votou contra a proposta. Augusto Coutinho, Carlos Veras, Clodoaldo Magalhães, Eriberto Medeiros, Felipe Carreras, Fernando Monteiro, Iza Arruda, Lucas Ramos, Luciano Bivar, Maria Arraes, Pedro Campos, Renildo Calheiros e Túlio Gadêlha rejeitaram o projeto. Esse grupo sustentou que os atos de 8 de janeiro representaram um ataque direto à democracia e exigem punições firmes e exemplares, sem margem para flexibilização.

Deputados pernambucanos que votaram contra o PL da Dosimetria

  • Clodoaldo Magalhães (PV-PE) – votou não

  • Eriberto Medeiros (PSB-PE) – votou não

  • Felipe Carreras (PSB-PE) – votou não

  • Fernando Monteiro (PSD-PE) – votou não

  • Iza Arruda (MDB-PE) – votou não

  • Lucas Ramos (PSB-PE) – votou não

  • Luciano Bivar (União-PE) – votou não

  • Maria Arraes (Solidariedade-PE) – votou não

  • Pedro Campos (PSB-PE) – votou não

  • Renildo Calheiros (PCdoB-PE) – votou não

  • Túlio Gadêlha (Rede-PE) – votou não

  •  

    Votaram “sim”

    • André Ferreira (PL-PE) – votou sim

    • Clarissa Tércio (PP-PE) – votou sim

    • Coronel Meira (PL-PE) – votou sim

    • Eduardo da Fonte (PP-PE) – votou sim

    • Fernando Coelho (União-PE) – votou sim

    • Fernando Rodolfo (PL-PE) – votou sim

    • Mendonça Filho (União-PE) – votou sim

    • Ossesio Silva (Republicanos-PE) – votou sim

    • Pastor Eurico (PL-PE) – votou sim

     

    Não votaram

    • Guilherme Uchoa (PSB-PE) – não votou

    • Lula da Fonte (PP-PE) – não votou

    Mais Conteúdos

    Mais Conteúdos

    Mais Lidas

    Icone Localização

    Recife

    11:42, 15 Abr

    Imagem Clima

    29

    °c

    Fonte: OpenWeather

    Notícias Relacionadas

    Lula afirma que Brasil não precisa de escolas cívico militares.
    Opinião

    Lula afirma que Brasil não precisa de escolas cívico-militares

    O presidente destacou que o aluno que quiser se preparar militarmente deve estudar a mesma coisa que todos os brasileiros estudam.

    Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
    Resposta

    Toffoli critica CPI do Crime Organizado e ameaça cassar "quem ataca instituições para obter voto"

    A declaração foi feita após o o relatório final da comissão pedir o indiciamento de ministros do STF e do PGR Paulo Gonet.

    Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL)
    Pesquisa

    Flávio Bolsonaro na frente de Lula pela primeira vez no cenário de 2° turno da Quaest; veja números

    O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 9 e 13 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

    mais notícias

    +

    Newsletter