Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PGR pede, ao STF, que prefeito interino de Goiana seja afastado por reeleição irregular na Câmara

Eduardo Batista assumiu o cargo após a cassação do mandato de Eduardo Honório, que havia sido reeleito em 2024.

Gabriel Alves

26 de março de 2025 às 10:10   - Atualizado às 10:36

Prefeito interino de Goiana, Eduardo Batista, tem pedido de afastamento mandado ao STF.

Prefeito interino de Goiana, Eduardo Batista, tem pedido de afastamento mandado ao STF. Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento do prefeito interino de Goiana, Eduardo Batista. O órgão argumenta que ele não poderia ter sido reeleito para a presidência da Câmara Municipal pela terceira vez. Batista assumiu o cargo após a cassação do mandato de Eduardo Honório, que havia sido reeleito em 2024, mas perdeu o posto por exercer três mandatos consecutivos, decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Subprocurador contesta decisão do TJPE

O subprocurador-geral da República, Luiz Augusto Santos Lima, manifestou parecer favorável à Reclamação Constitucional nº 75.431/PE, apresentada pelo vereador Carlos Viégas Júnior. A ação questiona a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que permitiu a recondução de Batista à presidência da Câmara até 2026. Para a PGR, essa decisão contraria o entendimento do STF, que limita a reeleição para o mesmo cargo a apenas uma vez.

Argumentação de Eduardo Batista

Eduardo Batista alega que sua primeira eleição (2021/2022) não deveria ser considerada para inelegibilidade, pois o marco temporal definido pelo STF ocorreu em 7 de janeiro daquele ano.

Agora, o STF deve decidir se anula ou não a eleição de Batista como presidente da Câmara. Caso isso ocorra, uma nova eleição para a Mesa Diretora pode ser convocada, impactando diretamente sua função como prefeito interino. O caso está sob a relatoria do ministro Luiz Fux.

Eleição suplementar

Começou na terça-feira, 25 de março, o período de campanha eleitoral da eleição suplementar em Goiana (25ª Zona Eleitoral), marcada para o dia 4 de maio.

Veja Também

O prazo para o registro das candidaturas terminou na segunda (24), às 19h, e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu o registro de duas chapas para disputar o pleito.

Concorrem pela Coligação O Trabalho Continua (PP, Federação Brasil da Esperança [PT/PCdoB/PV], MDB, PMB, Mobiliza, PRTB, Agir, União Brasil, DC, PSB) o candidato a prefeito Marcílio Régio Silveira da Costa e a candidata a vice-prefeita Lícia da Silva Maciel.

Já pela chapa Experiência Para Fazer Mais (Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante), disputam os cargos os candidatos a prefeito Luiz Eduardo Sousa dos Santos e a vice-prefeito Pedro Henrique Barros Lemos.

A propaganda eleitoral teve início hoje (25), 40 dias antes do dia da votação (caput do art. 36 e art. 57-A da Lei 9.504/1997), e segue até 3 de maio, um dia antes do pleito, sendo permitida apenas a realização de propaganda com alto-falantes e amplificadores de som entre 8h e 22h (§§ 3º e 5º do art. 39 da Lei 9.504/1997), além da distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata e carro de som ou minitrio que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos(as), até às 22h (§§ 9º e 11 do art. 39 da Lei 9.504/1997).

Quem pode votar

Estão aptos a votar no próximo dia 4 de maio (domingo), no horário das 8h às 17h, todos os eleitores que solicitaram inscrição eleitoral, revisão de dados cadastrais ou transferência de domicílio eleitoral para o município de Goiana até o dia 4 de dezembro de 2025, conforme previsto na Resolução do TRE-PE nº 486/2025, que estabelece as instruções e aprova o calendário eleitoral para a realização da eleição suplementar.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:44, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter