Pernambuco, 11 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF estuda incluir Vorcaro na 'difusão prateada' da Interpol para rastrear dinheiro no exterior

O banqueiro negocia há cerca de três meses os termos de uma delação premiada na Operação Compliance Zero. A primeira tentativa acabou frustrada.

Ricardo Lélis

05 de junho de 2026 às 21:04   - Atualizado às 21:04

Daniel Vorcaro, preso pela segunda vez pela PF.

Daniel Vorcaro, preso pela segunda vez pela PF. Foto: Reprodução

A Operação Compliance Zero estuda pedir a inclusão de Daniel Vorcaro na difusão prateada da Interpol para identificar e até mesmo bloquear remessas de ativos do ex-dono do Banco Master para fora do País.

A informação foi revelada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Estadão nesta sexta-feira, 5.

Vorcaro é o alvo principal da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes bilionárias do Master. A difusão prateada foi implantada no organograma da Interpol - a Polícia que mantém ligações com forças de segurança em todo o mundo - com o fim específico de alcançar dinheiro ilícito.

A estratégia da PF - desde que a Procuradoria-Geral da República (PGR) concorde com a medida e que haja anuência do Supremo Tribunal Federal (STF), além do endosso das autoridades americanas - é seguir o caminho de valores que Vorcaro enviou aos Estados Unidos e que também podem ter sido usados para financiamento do filme Dark Horse, sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Vorcaro teria remetido para um fundo dos EUA cerca de R$ 60 milhões para essa finalidade. O fundo é controlado por um advogado que mantém ligações com Eduardo Bolsonaro, que mora nos EUA.

Veja Também

Vorcaro negocia há cerca de três meses os termos de uma delação premiada na Operação Compliance Zero. A primeira tentativa acabou frustrada.

O Estadão apurou que ele continua resistindo a endurecer sua proposta. A advogados de seu relacionamento ele tem dito que fez repasses a políticos por ‘amizade’, sem exigir contrapartidas.

Nas remessas aos EUA para bancar Dark Horse, o ex-dono do Master teve como intermediário o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência.

O chefe da Polícia Federal, delegado Andrei Rodrigues, avalia ser importante instaurar um inquérito exclusivo para identificar se o dinheiro enviado por Vorcaro aos Estados, de fato, foi usado também para custear o filme sobre Bolsonaro.

A inclusão de Vorcaro na difusão prateada da Interpol depende, ainda, de uma manifestação da Procuradoria-Geral da República e de decisão do STF sobre qual ministro ficará responsável por essa medida.

O caso pode ficar com André Mendonça, que é o relator da Compliance Zero, ou com Alexandre de Moraes, relator das investigações que envolvem Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:36, 11 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Lula e PT
Declaração

Lula resgata frase polêmica sobre o PT: "É uma merda, mas é minha merda"

Presidente relembrou declaração atribuída à economista Maria da Conceição Tavares durante discurso em São José dos Campos.

Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT)
Eleições

Flávio Bolsonaro tem 47,1% de rejeição e Lula tem 45,9%, divulga pesquisa Futura

Os números refletem as respostas dos entrevistados no período da coleta e representam um retrato das preferências e rejeições

Eduardo da Fonte ao lado de Joel Cândido e Danilson Gonzaga.
União

Eduardo da Fonte recebe apoio ao Senado do prefeito de Feira Nova, Joel Cândido, e ex-prefeito Danilson Gonzaga

A adesão ocorreu durante um encontro entre os progressistas, na sede do PP, na Zona Sul do Recife.

mais notícias

+

Newsletter