Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF atende pedido de Lewandowski e abre inquérito contra Bolsonaro por fake news contra Lula

Embora ainda esteja na fase inicial de coleta de dados, o caso já se soma a outras investigações envolvendo o ex-presidente.

Everthon Santos

11 de agosto de 2025 às 12:06   - Atualizado às 12:06

PF atende pedido de Lewandowski e abre inquérito contra Bolsonaro por fake news contra Lula.

PF atende pedido de Lewandowski e abre inquérito contra Bolsonaro por fake news contra Lula. Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) abriu, no mês passado, um inquérito para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suspeita de disseminar fake news e cometer crimes contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A apuração começou depois que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, encaminhou um pedido formal ao diretor-geral da PF, Andrei Passos, solicitando que o caso fosse analisado.

O episódio que motivou a investigação envolve a divulgação, no canal de WhatsApp de Bolsonaro, de um conteúdo que associava Lula à morte de pessoas LGBTQIA+. A publicação foi apontada como falsa e ofensiva pelas autoridades.

A informação chegou ao Ministério da Justiça por meio de uma notícia-crime apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) por um cidadão russo-brasileiro. No documento, ele relatou que o ex-presidente teria compartilhado a acusação em seu canal, atribuindo responsabilidade ao atual presidente por crimes dessa natureza.

O MPF recebeu a denúncia e decidiu encaminhá-la para análise da pasta comandada por Lewandowski.

Veja Também

A partir desse encaminhamento, a PF instaurou o inquérito para apurar os fatos. O procedimento investiga possíveis crimes contra a honra do chefe do Executivo e a propagação de informações falsas, tipificada no Código Penal. Investigadores pretendem identificar o alcance que a postagem teve e em quais circunstâncias ela foi feita.

As autoridades também avaliam o contexto em que a publicação surgiu, observando se ela se encaixa em padrões de comportamento repetidos ou em estratégias de comunicação adotadas pelo ex-presidente. A análise do conteúdo inclui verificar a origem das informações e as possíveis intenções por trás da postagem.

Embora a PF ainda esteja na fase inicial de coleta de dados, o caso já se soma a outras investigações envolvendo Bolsonaro e o uso de redes sociais para divulgar mensagens que possam se enquadrar como desinformação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:27, 14 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mulher segurando o cartão do Bolsa Família.
Julgamento

Bolsa Família: STF vai discutir se Governo Federal pode limitar ingresso de beneficiários que moram sozinhos

A restrição foi estabelecida inicialmente pela Portaria 911/2023 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Vorcaro trocou mensagens com Alexandre de Moraes no dia em que foi preso.
Resolução

STF define rito de sessão que vai analisar conversas de Moraes e Vorcaro nesta terça (15); veja detalhes

A Corte confirmou que o julgamento da Corte terá transmissão ao vivo pela TV Justiça e pela internet. 

Coronel Feitosa, Mendonça Filho e Flávio Bolsonaro.
Ato

Coronel Feitosa e Mendonça convocam apoiadores para receber Flávio Bolsonaro no Recife na quarta (16)

O deputado estadual o candidato ao Senado direcionou o chamado a moradores de diferentes regiões de Pernambuco, incluindo Sertão, Agreste, Zona da Mata, Mata Sul e Região Metropolitana.

mais notícias

+

Newsletter