Eleitor passando por toalhas a venda com rosto dos candidatos Lula e Bolsonaro - Foto: Extra/Globo
Uma nova pesquisa realizada pela Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, anteriormente conhecida como Ipri e agora sob a gestão da FSB em parceria com o DataSenado, mapeou o perfil político dos eleitores em diferentes estados do Brasil.
O levantamento, que entrevistou 21.808 brasileiros de todas as regiões entre 5 e 28 de junho, indica que Rondônia, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso são os estados com o maior número de eleitores que se identificam com a direita. No cenário nacional, a média de brasileiros que se autodeclaram direitistas é de 29%. Rondônia se destaca como o estado mais à direita do país, com 41% da população se considerando direitista. Santa Catarina vem em seguida, com 37%, e Paraná e Mato Grosso, ambos com 36%.
Por outro lado, os estados com a maior porcentagem de eleitores que se identificam com a esquerda são Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Pernambuco e Rio Grande do Norte lideram com 18% de eleitores esquerdistas, seguidos pelo Ceará, com 17%. A média nacional de brasileiros que se autodeclaram de esquerda é significativamente menor, alcançando apenas 15%.
O estudo também revela que Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro apresentam um percentual semelhante de eleitores de esquerda, com 16% cada. O centro político, que fica entre as duas extremidades da polarização, representa apenas 11% do eleitorado.
Curiosamente, 40% dos entrevistados afirmaram não se identificar com nenhuma das três posições políticas.
A pesquisa foi realizada entre 5 e 28 de junho deste ano, com uma confiabilidade de 95% e margem de erro de 1,22 ponto percentual, além de desvio padrão de 1,37 ponto percentual.
Com as eleições municipais se aproximando, marcadas para o dia 6 de outubro, cerca de 56% dos eleitores do Recife ainda não definiram em qual candidato a vereador irão votar. Esse dado é da pesquisa sobre Obrigatoriedade do Voto e Decisão para o Pleito Atual, realizada pela Fafire Inteligência de Mercado.
A pesquisa revelou que apenas 43,94% dos recifenses já escolheram seus representantes na Câmara Municipal, enquanto 66,62% dos entrevistados já decidiram em quem votarão para a Prefeitura da capital. Um total de 33,38% permanece indeciso nessa categoria.
A pesquisa, que entrevistou 776 recifenses de diferentes gêneros, idades e regiões da capital pernambucana, foi realizada entre os dias 4 e 19 de setembro, com supervisão do pesquisador e coordenador da Fafire Inteligência de Mercado, João Paulo Nogueira. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Além disso, o levantamento revelou que 47,66% dos eleitores do Recife se opõem ao voto obrigatório, enquanto 50,12% apoiam essa prática. Outros 2,22% não souberam responder à questão. Entre os que são contra o voto obrigatório, 48,76% afirmaram que não pretendem comparecer às urnas, enquanto 47,38% planejam exercer seu direito de voto.
A pesquisa indica que o contexto atual de polarização política pode influenciar a escolha dos eleitores, refletindo uma insatisfação com o sistema político. Essa situação pode impactar a prioridade que os eleitores dão à escolha de candidatos a vereador, que, em geral, é considerada menos urgente em comparação com a seleção de candidatos a cargos executivos.
2
02:38, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+