Levantamento revela que o presidente lidera cenários eleitorais, mas vantagem sobre o senador do PL diminui; Fernando Haddad perde para Flávio Bolsonaro em simulação
Presidente Lula e senador Flávio Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Alessandro Dantas/PT no Senado. Arte: Portal de Prefeitura
Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (7), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente nas intenções de voto para o primeiro turno das eleições de 2026, mas a vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL) diminuiu em comparação a levantamentos anteriores.
De acordo com o Datafolha, em um cenário com Lula, Flávio Bolsonaro e Eduardo Leite (PSDB), o petista aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Flávio registra 34%. Leite permanece em terceiro lugar, com apenas 3%. Em outra simulação, incluindo Ronaldo Caiado (PSD), Lula mantém 39%, Flávio cai para 33%, e Caiado fica com 4%. Já em cenário com Ratinho Junior (PSD), Lula pontua 38%, Flávio 32%, e Ratinho 7%.
A pesquisa também simulou confrontos envolvendo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse cenário, Lula lidera com 39%, Tarcísio marca 21% e Ratinho, 11%.
No caso de Fernando Haddad (PT) disputar no lugar de Lula, os dados mostram vantagem para Flávio Bolsonaro, que chega a 33%, enquanto Haddad tem 21%. Essa simulação evidencia a força eleitoral do senador do PL, especialmente em cenários em que o presidente não concorre.
A pesquisa Datafolha, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03715/2026. O levantamento ouviu 2.004 eleitores entre os dias 3 e 5 de março em 137 municípios brasileiros, com nível de confiança de 95%.
Segundo especialistas em cenários eleitorais, a redução da vantagem de Lula em relação a Flávio Bolsonaro indica uma tendência de consolidação do senador como principal adversário, especialmente em regiões do Sudeste e do Sul. A pesquisa reforça ainda a necessidade de atenção às estratégias de campanha, já que pequenas variações podem alterar significativamente o resultado no primeiro turno.
O levantamento do Datafolha traz também uma análise qualitativa sobre a intenção de voto, mostrando que o eleitorado de Flávio Bolsonaro concentra-se em segmentos mais jovens e em cidades médias, enquanto Lula mantém alta aprovação entre eleitores de renda mais baixa e na região Nordeste.
Com os dados divulgados, partidos e candidatos começam a ajustar suas estratégias, considerando que a disputa pelo segundo turno ainda dependerá da capacidade de transferência de votos dos demais candidatos, além do desempenho nas campanhas regionais e nacionais.
1
2
3
06:56, 17 Abr
26
°c
Fonte: OpenWeather
Procurado, o parlamentar negou qualquer impedimento legal ou incompatibilidade na destinação dos recursos.
'Mesmo sem oficializar a pré-candidatura, já aparece muito forte nas pesquisas, resultado do trabalho nos hospitais em todas as regiões do estado', disse o deputado estadual.
Relator Alexandre de Moraes votou a favor da categoria; decisão em repercussão geral impactará redes públicas de todo o país.
mais notícias
+