Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa Datafolha: 22% dos brasileiros acham que Bolsonaro é responsável por tarifaço de Trump

O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Everthon Santos

17 de agosto de 2025 às 09:14   - Atualizado às 09:16

Ex-presidente Bolsonaro e o presidente Donald Trump.

Ex-presidente Bolsonaro e o presidente Donald Trump. Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no sábado, 16 de agosto, apontou como os brasileiros enxergam a responsabilidade pelo tarifaço aplicado pelo governo dos Estados Unidos contra produtos nacionais. O levantamento revela que a maior parte dos entrevistados associa o problema ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo os dados, 35% das pessoas ouvidas afirmaram que Lula é o principal responsável pelo aumento das tarifas. Já 22% relacionaram a questão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 17% mencionaram o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como figura ligada ao episódio.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também apareceu na pesquisa. Para 15% dos entrevistados, ele tem ligação direta com as medidas adotadas pelo governo norte-americano. Além desses números, 3% não atribuíram culpa a nenhuma dessas figuras, 1% disseram que todos têm responsabilidade e 7% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Tarifaço

O Brasil enfrenta, desde o início de agosto, uma nova taxação imposta pelos Estados Unidos. O governo norte-americano anunciou um adicional de 40% sobre os produtos brasileiros que entram no país. A medida se soma a outra, de 10%, decretada em abril. Na prática, o Brasil passou a pagar 50% em impostos sobre os bens exportados para o mercado americano.

Veja Também

O presidente norte-americano Donald Trump justificou a decisão com uma série de argumentos. Entre eles, mencionou supostas violações de direitos fundamentais no Brasil, que, segundo ele, estariam ligadas à atuação do ministro Alexandre de Moraes. O magistrado se tornou alvo de críticas de aliados de Bolsonaro após medidas tomadas em processos que investigam ataques à democracia e às instituições.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:44, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter