Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa Datafolha aponta que mais da metade dos brasileiros deseja que Bolsonaro seja preso

O estudo ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, em 172 cidades, entre os dias 1º e 3 de abril.

Everthon Santos

08 de abril de 2025 às 09:08   - Atualizado às 09:08

Jair Bolsonaro.

Jair Bolsonaro. Foto: Carolina Antunes/PR

A mais recente pesquisa Datafolha revelou que mais da metade dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser preso por envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira, 8 de abril, 52% dos entrevistados disseram que o ex-chefe do Executivo deveria estar atrás das grades. O levantamento ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, em 172 cidades, entre os dias 1º e 3 de abril.

A pesquisa mostra que 42% dos entrevistados consideram que Bolsonaro não deveria ser preso. Outros 7% disseram que não souberam ou não quiseram responder à pergunta.

O Datafolha também questionou os entrevistados sobre a expectativa real de que Bolsonaro seja de fato preso. Nesse cenário, a percepção muda. Para 52% dos brasileiros, o ex-presidente não será preso, apesar das acusações formais e da abertura de processo no Supremo. Apenas 41% acreditam que Bolsonaro acabará preso. Outros 7% também não souberam opinar.

O resultado mostra uma diferença entre o desejo de parte da população e a confiança no sistema judiciário para que isso se concretize. Ainda que a maioria dos entrevistados defenda a prisão de Bolsonaro, a mesma proporção não acredita que a Justiça vá aplicar essa punição.

Veja Também

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que os números podem variar.

Sobre a condenação de Bolsonaro

O ex-presidente virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) no final de março. Por unanimidade, a 1ª Turma da Corte decidiu abrir ação penal contra Bolsonaro, acusado de liderar articulações golpistas após a derrota nas eleições de 2022.

O processo se baseia em provas reunidas pela Polícia Federal, incluindo a reunião ministerial em que ele questiona a legalidade das urnas eletrônicas e propõe medidas para reverter o resultado das eleições.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:38, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter