Pernambuco, 30 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa BTG/Nexus: Lula e Flávio Bolsonaro empatam em 46% em eventual 2º turno

Foram entrevistados 2.000 eleitores entre os dias 27 e 29 de março de 2026. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%.

Redação

30 de março de 2026 às 07:45   - Atualizado às 07:46

Lula e Flávio Bolsonaro.

Lula e Flávio Bolsonaro. Foto: Divulgação

Levantamento da Nexus Pesquisa e Inteligência em parceria com o BTG Pactual, divulgado nesta segunda-feira, 30 de março, aponta um cenário de forte polarização na disputa presidencial de 2026, com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) empatados no segundo turno e tecnicamente empatados no primeiro turno, em diferentes simulações.

Nos cenários de segundo turno, Lula e Flávio Bolsonaro aparecem empatados com 46% cada, e 7% afirmam que votariam em branco ou nulo. Contra outros adversários, o presidente e pré-candidato à reeleição leva vantagem: venceria o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por 46% a 40%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), por 46% a 41% e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), por 46% a 36%.

Foram entrevistados 2.000 eleitores entre os dias 27 e 29 de março de 2026. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07875/2026.

No cenário principal de primeiro turno, Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 38%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2pp, os dois estão empatados tecnicamente. Nomes da chamada terceira via têm desempenho residual: Caiado e Zema marcam 4% cada.

Quando o candidato testado do PSD é Leite, há empate numérico entre Lula e Flávio, ambos com 39%. Nesse cenário, Zema sobe para 5% e o candidato do PSD pontua 4%. Já em uma simulação sem um nome do PSD, Lula vai a 42%, contra 39% de Flávio Bolsonaro, enquanto Zema alcança 6%.

Veja Também

Segundo a pesquisa, 69% dos entrevistados afirmam que a decisão do voto no primeiro turno já está tomada e não deve mudar, ao passo que 30% afirmam que ainda podem mudar de ideia.

No quesito rejeição, 49% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula "de jeito nenhum", enquanto 48% dizem o mesmo em relação a Flávio Bolsonaro, reforçando o grau de divisão do eleitorado. Caiado e Zema registram 31% de rejeição, enquanto Leite registra 34%.

No voto espontâneo, Lula aparece com 32% enquanto Flávio tem 26% O ex-presidente Jair Bolsonaro pontua 2%.

Avaliação do governo

Na avaliação do governo, 44% classificam a gestão Lula como ruim ou péssima, enquanto 35% a consideram ótima ou boa. O governo federal é visto como regular por 21% dos entrevistados. 51% desaprovam a forma do petista governar e 45% aprovam.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:03, 30 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro André de Paula.
Troca

André de Paula vai tomar posse como novo ministro da Agricultura do Governo Lula na terça (31)

A mudança coloca o pernambucano à frente de uma das pastas mais estratégicas. Atualmente, o ex-deputado comanda o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Deputada federal Érika Hilton.
Levantamento

Pesquisa aponta que 74% da população reprova Erika Hilton na presidência da Comissão da Mulher

O instituto ouviu 2.500 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 21 e 23 de março.

Isaac Silva é Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Recife (IEADPE)
IEADPE

Pastor da Assembleia de Deus de Pernambuco convoca fiéis ao voto consciente: "Omissão é pecado"

Em declaração contundente nas redes sociais, líder da IEADPE associa crise política à ausência da igreja e prega influência de valores bíblicos.

mais notícias

+

Newsletter