Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PCC tenta se aproximar de Kassio Nunes, do STF, através de cartas e mensagens; entenda

Segundo o Procedimento Investigatório Criminal, emissários foram enviados à Brasília para pleitear reuniões com o ministro.

Gabriel Alves

28 de abril de 2025 às 10:11   - Atualizado às 10:37

Pichação do PCC e ministro Kassio Nunes, do STF.

Pichação do PCC e ministro Kassio Nunes, do STF. Fotos: Reprodução e Carlos Moura/STF. Arte: Portal de Prefeitura

Uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MPSP), revelou que ao menos um integrante da cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC) tentou, sem sucesso, se aproximar do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), como aponta a coluna Na Mira, do Metrópoles.

De acordo com o Procedimento Investigatório Criminal (PIC), com 683 páginas de quebras telemáticas e imagens extraídas de celulares apreendidos, emissários foram enviados à Brasília para pleitear reuniões com o ministro. A tentativa, no entanto, não teve êxito.

A apuração aponta que Rodrigo Felício, conhecido como “Tiquinho”, driblava as barreiras de segurança da Penitenciária de Presidente Venceslau II, no interior de São Paulo, para enviar cartas manuscritas aos seus comparsas. As mensagens contavam com o auxílio da companheira do criminoso, que funcionava como “pombo-correio” durante as visitas.

Em uma dessas cartas, Tiquinho orientava sua filha sobre como deveria agir para se aproximar de Nunes Marques. Segundo o relatório, embora os diálogos tenham sido detectados, não há qualquer evidência de que o ministro tenha se encontrado com pessoas ligadas ao criminoso. Além disso, o próprio Nunes Marques rejeitou seis pedidos feitos pela defesa de Tiquinho como relator dos processos.

A investigação detalha ainda uma conversa, via WhatsApp, entre a filha de Tiquinho e a madrasta. Na mensagem, a jovem afirma:

Veja Também

“Participei de jantar em uma embaixada com meu namorado, que possui amigos que podem conseguir contatos e acesso ao ministro Kassio Nunes”.

Ela complementa que um “amigo” teria ficado de marcar uma reunião com o ministro e prometeu dar “resposta” no dia seguinte, após conversar com um "contato" no Supremo Tribunal Federal às 14h.

PCC

O Primeiro Comando da Capital (PCC) é a maior organização criminosa do Brasil, com origem em São Paulo no início da década de 1990. Fundado dentro da Casa de Custódia de Taubaté, seu objetivo inicial era proteger os direitos dos presos e vingar a morte de companheiros em massacres, como o do Carandiru.

Com o tempo, o PCC expandiu suas atividades para o tráfico de drogas, roubo a bancos e controle de presídios. A facção é conhecida pela forte hierarquia, disciplina interna e capacidade de articulação nacional e internacional, especialmente em países da América do Sul. Atualmente, exerce grande influência tanto dentro quanto fora dos presídios brasileiros.

Da redação do Portal com informações da coluna Na Mira, do Metrópoles.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:33, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste.
Retorno

Paulo Câmara recebe convite de Lula para voltar à presidência do Banco do Nordeste

O ex-governador de Pernambuco afirmou que pode retomar as atividades na instituição após cumprir o período de quarentena previsto na legislação.

Lula com mulheres.
Estratégia

Lula grava pronunciamento para o Dia da Mulher visando o eleitorado feminino

A fala do petista ocorre em meio a outras iniciativas que buscam atrair as mulheres. Uma delas é o Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio.

Talíria Petrone, Orlando Silva e Fernanda Melchionna
Adultério

Crise no PSOL: casamento do Orlando Silva acaba após escândalo de traição com Talíria Petrone

O deputado era casado com a parlamentar Fernanda Melchionna, que também pertence à mesma sigla.

mais notícias

+

Newsletter