Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Paulo Gonet, PGR, deu AVAL para MORAES suspender X do BRASIL: 'Não há o que impeça a sua aplicação'

O Procurador afirmou que os requisitos para a aplicação dessas medidas estão preenchidos "como consequência da insubmissão às ordens" do STF.

Gabriel Alves

31 de agosto de 2024 às 12:49   - Atualizado às 13:10

Paulo Gonet, PGR, deu AVAL para MORAES suspender X do BRASIL: 'Não há o que impeça a sua aplicação'.

Paulo Gonet, PGR, deu AVAL para MORAES suspender X do BRASIL: 'Não há o que impeça a sua aplicação'. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se favoravelmente à suspensão da rede social X devido ao descumprimento de ordens do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na sexta-feira, 30 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X em todo o Brasil. A medida permanecerá em vigor até que a plataforma cumpra todas as decisões do STF, pague as multas acumuladas, que já totalizam R$ 18,3 milhões, e nomeie um representante no país.

"Ordem judicial pode ser passível de recurso, mas não de desataviado desprezo. O acatamento de comandos do Judiciário é um requisito essencial de civilidade e condição de possibilidade de um Estado de Direito", afirma Paulo Gonet.

Em seu parecer enviado a Moraes, Gonet afirmou que os requisitos para a aplicação dessas medidas estão preenchidos "como consequência da insubmissão às ordens" do STF, e que "não há o que impeça a sua aplicação".

"Estão preenchidos os pressupostos para a aplicação plena das medidas anunciadas como consequência da insubmissão às ordens provindas do Supremo Tribunal Federal. Não há o que impeça a sua aplicação", escreve.

Um trecho desse parecer foi citado na decisão de Moraes que determinou a suspensão da rede social. Gonet também criticou o "comportamento de ruptura" com regras "elementares" de convivência em sociedade, destacando que a situação se torna ainda mais "bizarra" diante de notícias de que Elon Musk, dono da plataforma, tem cumprido ordens de remoção de conteúdo de governos como os da Índia e Turquia.

Veja Também

“Está caracterizado o descumprimento de decisões judiciais pelos requeridos ELON MUSK, TWITTER INTERNATIONAL UNLIMITED COMPANY, T. I. BRAZIL HOLDINGS LLC e X BRASIL INTERNET LTDA. Não há dúvida de que o requerido recebeu as notificações a ele endereçadas. Na noite mesma de 29 de agosto último, emitiu nota informando, em síntese, que não haveria de cumprir a ordem judicial expedida no dia anterior. Além disso, a publicação no X de postagens impudentes reproduzidas nos autos é evidência lastimável disso”, declarou Gonet.

 

Entenda

A rede social X, antigo Twitter, já não está completamente disponível em território brasileiro. O país amanheceu neste sábado (31) com uma espécie de bloqueio gradual da plataforma – usuários de algumas operadoras de telefonia celular relataram não conseguir mais acessar o X, enquanto a plataforma segue disponível em alguns desktops, por exemplo.

O cenário se dá depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (30), a suspensão do X no Brasil. A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma, para indicar um representante legal do X no país.

No último dia 17, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. No post, o bilionário divulgou uma decisão sigilosa do ministro. O documento diz que o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:06, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter