Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Lula e Ratinho Júnior em cenário de segundo turno

O estudo apresenta margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Redação

27 de fevereiro de 2026 às 11:53   - Atualizado às 11:55

Lula e Ratinho Junior.

Lula e Ratinho Junior. Foto: Ricardo Strucker/PR

Levantamento divulgado nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, pelo Paraná Pesquisas indica empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Ratinho Junior (PSD) em um cenário de segundo turno na disputa pela Presidência da República. Os números mostram Lula à frente nas intenções de voto, mas a diferença permanece dentro da margem de erro.

De acordo com os dados apresentados, Lula soma 43,6% das intenções de voto na simulação estimulada. Ratinho Júnior aparece com 39,7%. A pesquisa estabelece margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Esse intervalo estatístico coloca os dois candidatos em situação de empate técnico.

O levantamento também aponta que 10% dos entrevistados afirmam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos dois nomes apresentados. Outros 6,2% dizem que não sabem em quem votar ou preferem não responder.

A equipe do instituto ouviu 2.080 eleitores entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Os pesquisadores realizaram entrevistas presenciais e domiciliares durante o período de coleta. O estudo apresenta margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, dentro do intervalo de confiança informado.

O cenário testado pelo instituto coloca frente a frente dois nomes com projeção nacional. Lula ocupa atualmente a Presidência da República e representa o Partido dos Trabalhadores. Ratinho Júnior governa o Paraná e integra o Partido Social Democrático. A simulação avalia um possível confronto direto entre os dois em um segundo turno.

Veja Também

Os números revelam uma disputa equilibrada dentro dos limites estatísticos estabelecidos. A diferença de 3,9 pontos percentuais entre os dois candidatos fica próxima da margem de erro informada. Por esse motivo, o levantamento classifica o cenário como empate técnico.

A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto. O Paraná Pesquisas registrou o estudo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07974/2026, conforme determina a legislação eleitoral.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:51, 13 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Candidato a deputado estadual pelo PSD, César Ramos se reúne com a vereadora Erika Uchôa, moradores e apoiadores durante agenda política no município
Agenda

César Ramos recebe lideranças ligadas a vereadora Erika Uchôa e amplia sua atuação política

Durante o encontro, o candidato a deputado estadual pelo PSD, apresentou propostas e ouviu demandas e sugestões dos participantes.

Ministro Edson Fachin, presidente do STF.
Master

Fachin assume relatoria de caso sobre Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro no STF

A mudança na relatoria ocorreu no sábado, 12 de setembro, após o ministro André Mendonça encaminhar o processo à Presidência do STF.

Marília Arraes, candidata ao Senado por Pernambuco
Agenda

Marília Arraes faz novo giro pelo Agreste e amplia mobilização da Frente Popular

Candidata ao Senado esteve em Orobó, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim ao lado de João Campos, Humberto Costa e lideranças da região

mais notícias

+

Newsletter