Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PADRE É INDICIADO pela PF na investigação do PLANO de uma suposta tentativa de GOLPE

Em fevereiro, o religioso foi alvo da operação Tempus Veritatis, que executou 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva contra acusados de envolvimento nos atos de 8 de janeiro.

Ricardo Lélis

21 de novembro de 2024 às 20:14   - Atualizado às 20:34

Padre José Eduardo de Oliveira e Silva

Padre José Eduardo de Oliveira e Silva Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira, 21 de novembro, 37 pessoas em um inquérito sobre uma tentativa de golpe de Estado, incluindo o padre católico José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco, em São Paulo.

Em fevereiro, o religioso foi alvo da operação Tempus Veritatis, que executou 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva contra acusados de envolvimento na tentativa de golpe no Brasil no dia 8 de janeiro de 2023.

O padre é conhecido por seus vídeos no Youtube, onde discute temas como guerra cultural, aborto e o impacto negativo de músicas e ícones pop na juventude.

O relatório final do inquérito, com mais de 800 páginas, foi finalizado nesta tarde e será entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF).

José Eduardo é mencionado como membro do núcleo jurídico do esquema. De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, esse núcleo orientava os envolvidos no suposto golpe na redação de decretos que justificassem jurídica e doutrinariamente os interesses do golpe.

Veja Também

A Polícia Federal afirma que o padre participou de uma reunião em 19 de novembro de 2022, com Filipe Martins e Amauri Feres Saad, também indiciados, conforme registros do Palácio do Planalto.

Esse encontro fazia parte de uma série de discussões iniciadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para discutir a implementação de um regime de exceção constitucional com altos oficiais militares.

Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro, foi detido pela PF em fevereiro.

Durante a operação de fevereiro, informaram ao padre José Eduardo que ele deveria seguir medidas cautelares para evitar a prisão, incluindo a proibição de contato com outros investigados.

Bolsonaro indiciado

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira, 21 de novembro o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e organização criminosa.

O indiciamento faz parte do inquérito que investiga a tentativa de golpe de estado para manter Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:36, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter