Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília

O governador do Distrito Federal informou que Paulo Henrique Costa estava nos Estados Unidos no momento da decisão.

Redação

18 de novembro de 2025 às 12:15   - Atualizado às 12:15

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília.

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília. Foto: Divulgação

Uma decisão judicial afastou nesta terça-feira, 18 de novembro, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, do comando da instituição por um período inicial de 60 dias.

A medida ocorre no contexto da operação da Polícia Federal que prendeu o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e quatro diretores ligados à instituição financeira. O afastamento atinge também o diretor-executivo de finanças e controladoria do BRB, Dario Oswaldo Garcia Junior.

Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), Paulo Henrique Costa estava nos Estados Unidos no momento da decisão. O afastamento foi comunicado pelo próprio banco, que informou que cumpriria integralmente a determinação judicial enquanto segue fornecendo informações às autoridades.

A PF cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

As investigações começaram em 2024, após o Ministério Público Federal pedir apuração sobre indícios de fabricação de carteiras de crédito sem lastro por uma instituição financeira. De acordo com a PF, esses títulos teriam sido vendidos para outro banco. Depois de inspeção do Banco Central, os ativos foram trocados por outros sem avaliação técnica adequada, o que levantou suspeitas de irregularidades. O caso evoluiu rapidamente e passou a envolver suspeita de crimes graves.

Veja Também

Nota do BRB na íntegra

“O BRB reforça que sempre atuou em conformidade com as normas de compliance e transparência, prestando regularmente informações ao Ministério Público Federal e ao Banco Central do Brasil sobre todas as operações relacionadas ao Banco Master.

O Banco informa, ainda, que nenhuma prisão foi realizada na manhã desta terça-feira (19). A decisão judicial que orienta a atuação da Polícia Federal nas dependências do Banco determina, exclusivamente, o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro pelo prazo de 60 dias.

A Instituição reafirma seu compromisso com a ética, a responsabilidade e a integridade na condução de suas atividades. O Banco segue operando normalmente, garantindo a continuidade integral dos serviços e preservando a segurança das operações, dos clientes, dos parceiros e de toda a sua estrutura operacional”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:24, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter