Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília. Foto: Divulgação
Uma decisão judicial afastou nesta terça-feira, 18 de novembro, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, do comando da instituição por um período inicial de 60 dias.
A medida ocorre no contexto da operação da Polícia Federal que prendeu o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e quatro diretores ligados à instituição financeira. O afastamento atinge também o diretor-executivo de finanças e controladoria do BRB, Dario Oswaldo Garcia Junior.
Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), Paulo Henrique Costa estava nos Estados Unidos no momento da decisão. O afastamento foi comunicado pelo próprio banco, que informou que cumpriria integralmente a determinação judicial enquanto segue fornecendo informações às autoridades.
A PF cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
As investigações começaram em 2024, após o Ministério Público Federal pedir apuração sobre indícios de fabricação de carteiras de crédito sem lastro por uma instituição financeira. De acordo com a PF, esses títulos teriam sido vendidos para outro banco. Depois de inspeção do Banco Central, os ativos foram trocados por outros sem avaliação técnica adequada, o que levantou suspeitas de irregularidades. O caso evoluiu rapidamente e passou a envolver suspeita de crimes graves.
“O BRB reforça que sempre atuou em conformidade com as normas de compliance e transparência, prestando regularmente informações ao Ministério Público Federal e ao Banco Central do Brasil sobre todas as operações relacionadas ao Banco Master.
O Banco informa, ainda, que nenhuma prisão foi realizada na manhã desta terça-feira (19). A decisão judicial que orienta a atuação da Polícia Federal nas dependências do Banco determina, exclusivamente, o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro pelo prazo de 60 dias.
A Instituição reafirma seu compromisso com a ética, a responsabilidade e a integridade na condução de suas atividades. O Banco segue operando normalmente, garantindo a continuidade integral dos serviços e preservando a segurança das operações, dos clientes, dos parceiros e de toda a sua estrutura operacional”.
3
4
10:24, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+