Pernambuco, 14 de Julho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'No STF, não terei nenhum receio e preconceito de receber políticos', afirma Dino em sabatina

13 de dezembro de 2023 às 14:30

O indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, disse que não terá "nenhum receio e nenhum preconceito" de receber políticos caso sua indicação à Corte seja aprovada.

Na abertura da sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o ministro reiterou diversas vezes que sabe a diferença entre um cargo político e o cargo de juiz.

"Derivado desse respeito, afirmo que tenho exata dimensão de que poder Judiciário não deve criar leis", afirmou, em resposta às críticas de que o Supremo pratica ativismo judicial e interfere nas atividades legislativas. "Nosso sistema não é tricameral, é bicameral, não existe Poder Legislativo onde atue Câmara, Senado e Supremo", afirmou. "Temos autorização para atuarmos quando não houver lei aplicada".

Dino ainda citou como um dos pilares da sua atuação como juiz a presunção de inocência e destacou sua contrariedade com "linchamentos e punitivismos".

"Sei que para ser bom julgador a prática tem lugar insubstituível, ofereço experiência de quem foi juiz federal por 11 anos", afirmou, destacando que sua experiência na magistratura o ensinou sobre imparcialidade e que a experiência política o ensinou sobre "respeito àqueles que têm dura tarefa de concretizar direitos".

Veja Também

Dino finalizou sua fala afirmando que a "discrição e ponderação são deveres indeclináveis de um magistrado" e que no Supremo, diferente da política, "todas as togas são da mesma cor" e "ninguém adapta a toga ao seu sabor".

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:14, 14 Jul

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Durante congresso em Abreu e Lima, Michelle Tito
Religião

Durante congresso em Abreu e Lima, Michelle Tito critica uso político de púlpitos

Pregadora criticou a utilização de igrejas para fins políticos durante congresso da Assembleia de Deus.

Pessoas com bandeira do PT e deputado do PL Paulo Bilynskyj.
Decisão

Justiça condena deputado do PL a indenizar PT em R$ 15 mil por associar partido ao narcotráfico

Postagens nas redes sociais com os comentários foram feitas após a captura de Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos.

Ex-sargento da Aeronáutica Manoel da Silva Rodrigues.
Punição

Justiça militar condena ex-sargento da comitiva de Bolsonaro preso com 37 kg de cocaína

Manoel da Silva Rodrigues foi detido durante uma escala no aeroporto de Sevilha, no sul da Espanha. Em 2022, ele foi excluído da FAB.

mais notícias

+

Newsletter