Ministro Flávio Dino e o deputado Nikolas Ferreira. Foto: Montagem Portal/Divulgação
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou que vai entrar com um pedido de impeachment no Senado e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
Nikolas acusa o magistrado de crime de responsabilidade, após Dino sugerir - durante uma aula magna do curso de Direito no Centro Universitário UNDB -, em São Luís, Maranhão, os nomes dos possíveis candidatos para uma "chapa imbatível" nas eleições do próximo ano.
Na ocasião, Dino sugere Felipe Camarão (PT) para governador e a professora Teresa Helena Barros como vice. Atualmente, Camarão ocupa o cargo de vice-governador do Maranhão.
“Em uma aula magna realizada no Maranhão sobre “STF e harmonia entre os poderes”, Flávio Dino sugeriu os nomes dos candidatos para a chapa de governador e vice do Estado. Para não dizer que estou ‘criando caso’, o atual governador do estado publicou uma nota dizendo que ‘“Esse não é momento de disputa política”, destacou Nikolas Ferreira.
“Dino está interferindo diretamente na disputa política do Maranhão enquanto ministro do STF, cometendo assim crime de responsabilidade. Diante disso, entrarei imediatamente com um pedido de impeachment no Senado e no Conselho Nacional de Justiça. O judiciário deve ser imparcial, não um comitê eleitoral”, complementou o deputado.
O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP) protocolou um pedido de impeachment do presidente Lula (PT) por conta do escândalo do INSS. O parlamentar bolsonarista acusa o petista de "corrupção sistêmica, aparelhamento criminoso do Estado e desrespeito absoluto aos princípios da administração pública".
O pedido solicita o afastamento imediato de Lula, seu julgamento pelo Senado Federal e a suspensão dos direitos políticos por oito anos.
Evair cita no documento o envolvimento do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) nas fraudes do INSS. A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão de Lula.
Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), só o Sindnapi viu seu faturamento saltar de R$ 41 milhões para R$ 149 milhões entre 2021 e 2023.
“O salto coincide, desse modo, com o período que o TCU descreve como o auge da ‘farra dos descontos’, quando aposentados e pensionistas tiveram valores abatidos diretamente da folha de pagamento do benefício. O Sindnapi tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma o pedido de impeachment.
3
4
10:13, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+