Nikolas Ferreira ironiza volta do X após eleições. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou seu perfil no X, antigo Twitter, na terça-feira, 8 de outubro para ironizar a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que liberou o retorno da rede social no Brasil após o 1° turno das Eleições 2024.
"X voltou logo após as eleições do primeiro turno? Que coincidência, Xandinho", escreveu o parlamentar.
Nesta quarta (9), quando o acesso aos brasileiros retornou, Nikolas pediu a saída do magistrado da Suprema Corte.
"Voltou? Então, #foramoraes", postou.
Na terça-feira, 8 de outubro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que as eleições municipais de 2024 influenciaram a decisão que ordena o desbloqueio imediato do X no Brasil.
Moraes admitiu na decisão que as eleições municipais pesaram na suspensão da rede social, determinada por ele de forma monocrática em 30 de agosto, e depois apoiada pela Primeira Turma do Supremo.
O ministro do STF afirmou que a rede social foi suspensa em meio à tentativa da plataforma de não obedecer às ordens jurídicas para instituir um ambiente de terra sem lei nas redes, incluindo nas eleições municipais.
Moraes ainda afirmou que o X foi usado por grupos extremistas com massiva divulgação de discursos antidemocráticos "inclusive no período que antecede as eleições municipais".
“Em decisão de 30/8/2024, referendada por unanimidade pela PRIMEIRA TURMA DO STF em 3/9/2024, presentes os requisitos legais necessários, fumus boni iuris, consistente nos reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e terra sem lei nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024 , bem como o periculum in mora consistente na manutenção e ampliação da instrumentalização da X BRASIL INTERNET LTDA., por meio da atuação de grupos extremistas e milícias digitais nas redes sociais, com massiva divulgação de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio, antidemocráticos, inclusive no período que antecede as eleições municipais de 2024, foi determinada A SUSPENSÃO IMEDIATA, COMPLETA E INTEGRAL DO FUNCIONAMENTO DO X BRASIL INTERNET LTDA em território nacional, até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos fossem cumpridas, as multas devidamente pagas e fosse indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional”, escreveu Moraes na decisão.
2
02:39, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+