Nikolas Ferreira e Lula. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados e Ricardo Stuckert/PR
Nesta sexta-feira, 24 de outubro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reagiu à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual o chefe do Executivo afirmou que “traficantes são vítimas dos usuários também”.
A fala do presidente Lula ocorreu durante uma agenda oficial na Indonésia. Nikolas afirmou, em seu perfil na rede social X, que, pela fala de Lula, as organizações criminosas vão acabar virando ONGs.
“Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”, ironizou o parlamentar em uma publicação em sua conta no X.
Durante entrevista concedida nesta sexta-feira, 24 de outubro, a jornalistas na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se posicionar sobre a política internacional de combate às drogas e fez uma declaração. (veja vídeo abaixo)
“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.
O comentário surgiu enquanto o petista comentava as ações do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o tráfico internacional. Segundo Lula, o republicano deveria priorizar o tratamento de dependentes químicos nos EUA, em vez de recorrer a operações militares fora do país.
"É muito melhor os Estados Unidos se disporem a conversar com a polícia dos outros países, com o Ministério da Justiça de cada país, para a gente fazer uma coisa conjunta. Porque se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer, onde é que vai surgir a palavra respeitabilidade da soberania dos países? É ruim. Então eu pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump, se ele colocar na mesa", afirmou.
Lula também defendeu que o enfrentamento ao tráfico deve incluir o debate sobre o consumo interno e a corresponsabilidade dos usuários.
"Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende", disse o presidente.
3
08:37, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+