Pernambuco, 11 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

“Não daremos chance para outro evento como esse acontecer”, diz secretário de Polícias Penais sobre fuga de presidários

15 de fevereiro de 2024 às 14:44

O secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (15), em Mossoró (RN), para informar as ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública a respeito das buscas pelos dois presos que fugiram do presídio federal da cidade.

Conforme o secretário, estão sendo utilizados todos os meios para a captura dos fugitivos e identificadas todas as falhas no sistema prisional.

André Garcia explicou que os profissionais de segurança estão utilizando drones e helicópteros e que um pente-fino foi realizado em todos os presídios de segurança máxima, para que sejam revistos os procedimentos adotados, conforme determinação do ministro Ricardo Lewandowski.

A Senappen criou um gabinete de crise com representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da segurança estadual do Rio Grande do Norte.

O ministro Ricardo Lewandowski determinou que a PF atue na busca pelos fugitivos e apure as circunstâncias da fuga. A PRF também foi acionada.

A Interpol, que conta com 100 agentes federais trabalhando no caso, já inseriu o nome dos fugitivos em sua lista vermelha, que é um pedido às autoridades em todo o mundo para localizar e prender provisoriamente uma pessoa pendente de extradição, entrega ou ação legal semelhante.

O diretor do Sistema Penitenciário Federal substituto, Renato Vaz, determinou por meio da Portaria nº 77 (inserir a Portaria) o emprego do nível 2 de segurança nas cinco penitenciárias federais do Brasil: Catanduvas (PR), Brasília (DF), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN).

Com a determinação, ficam suspensos os banhos de sol dos presos, as visitas sociais e de advogados, e de todas as atividades de assistência educacional, laboral e religiosa, à exceção dos atendimentos emergenciais, realizados pelas respectivas divisões de saúde.

A portaria, publicada no fim da tarde desta quarta-feira (14), e que já está em vigor, também limita o acesso às dependências das vivências, isolamento e inclusão.

No início da noite desta quarta-feira (14), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento imediato da direção da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e escalou o policial penal federal Carlos Luis Vieira Pires, por meio da Portaria nº 78 (inserir a Portaria), como interventor do presídio para comandar a gestão da unidade. Ele já está na cidade potiguar.

Servidor de carreira, Pires é o coordenador-geral de Classificação e Remoção de Presos em Brasília. Ele já foi diretor da Penitenciária Federal em Catanduvas (PR), a primeira unidade do Brasil.

O interventor é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador, possui pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal, em Direitos Humanos e Ressocialização, e em Docência no Ensino Superior, todas elas pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Gov.br

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:26, 11 Jul

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagem ilustrativa de Lula e Bolsonaro em uma luta.
Artigo

Lulismo x Bolsonarismo: a polarização que paralisa o Brasil

Nos últimos anos, o Brasil mergulhou em uma polarização política profunda, representada por duas figuras emblemáticas: Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro.

Flávio Bolsonaro e Donald Trump.
Vídeo

Flávio Bolsonaro diz que Trump pode jogar duas bombas atômicas no Brasil: "Precisamos evitar"

O senador afirmou que o Brasil não está em posição de enfrentar diretamente os interesses americanos e precisa agir com cautela para evitar maiores prejuízos.

Vereador do PL critica cartilha sobre gravidez de homem trans.
Manifestação

"Querem confundir nossas crianças", diz vereador ao criticar cartilha sobre gestação de homens trans

Durante sessão na Câmara Municipal, o aprlamentar do PL pediu esclarecimentos à prefeitura sobre a origem dos recursos para a produção e distribuição do material.

mais notícias

+

Newsletter