MPPE investiga demolição da pista de bicicross no Parque da Jaqueira. Fotos: Federação Pernambucana de Bicicross e Divulgação/ MPPE
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou processo sobre a demolição da pista de bicicross do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, segundo informações do Blog Ricardo Antunes.
A pista de bicicross do Parque da Jaqueira, existente há 40 anos, será desfeita para ser construído um restaurante e novas áreas de lazer.
Sendo assim, a decisão partiu da Viva Parques, empresa privada que assumiu a gestão do local no dia 10 de março. A concessão, válida por 30 anos, inclui também os parques Santana, Apipucos e Dona Lindu.
De acordo com o Marco Zero Conteúdo, a retirada da pista causou indignação entre frequentadores, que organizaram um abaixo-assinado para tentar impedir a mudança.
Diante disso, a entidade encaminhou o documento ao MPPE, argumentando que o Parque da Jaqueira se trata de uma Unidade de Conservação de Paisagem e que a estrutura desempenha uma função social ao oferecer um espaço gratuito para a prática esportiva.
Em nota enviada ao Blog Ricardo Antunes, o órgão confirmou que o procedimento foi instaurado.
“Sobre a desativação da pista de bicicross, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 20ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Habitação e Urbanismo), informa que foi instaurado um procedimento e solicitadas informações às autoridades municipais, para as providências preliminares.”
Por outro lado, a Viva Parques afirmou, em nota enviada ao Marco Zero Conteúdo, que tomou a decisão com base em pesquisas “quantitativas e qualitativas” realizadas em agosto de 2024. No entanto, ainda segundo o blog, a empresa não divulgou os dados.
No local, a empresa vai construir brinquedos infantis, áreas de contemplação, uma quadra poliesportiva e estabelecimentos gastronômicos.
A Viva do Brasil, responsável pela gestão de quatro parques urbanos no Recife, incluindo o da Jaqueira, informa que os praticantes de BMX continuarão contando com uma área específica para a prática do esporte, localizada no Parque Santana, a apenas um quilômetro da atual. A concessionária irá dialogar com a comunidade BMX para formatar futuras parcerias.
Já a pista da Jaqueira cederá espaço para brinquedos infantis, áreas de contemplação, uma quadra poliesportiva e operações gastronômicas. A decisão atende a demanda dos frequentadores e foi fundamentada em pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas no parque, em agosto do ano passado.
A partir desta segunda-feira, 10 de março, a Viva do Brasil assume a gestão dos parques da Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu, com a proposta de melhorar significativamente a experiência das pessoas que frequentam esses espaços públicos. A meta da concessionária é investir em tecnologia, lazer, ampliação das áreas verdes, cultura e esportes, explorando a vocação natural de cada unidade. O acesso da população permanecerá gratuito e os parques continuam propriedade da Prefeitura do Recife e dos recifenses.
As mudanças irão acontecer ao longo dos próximos dois anos e receberão investimentos da ordem de R$ 100 milhões. Agora, na fase de transição, o foco da Viva será na zeladoria e segurança dos parques. A empresa montou uma força-tarefa para fazer os reparos mais urgentes nas quatro unidades, melhorias nos banheiros, limpeza, manutenção de brinquedos e equipamentos, entre outra
2
4
19:28, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.
Após recurso do Ministério Público de Contas, conselheiro reconhece competência do tribunal para apurar termo de cooperação que envolve repasses a escritórios de advocacia.
Decisão do ministro Gilmar Mendes encerra apuração do Ministério Público de Pernambuco ao apontar ausência de elementos mínimos para continuidade do procedimento.
mais notícias
+