Pernambuco, 16 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE é acionado para investigar mortes por choque elétrico em chuvas no Recife

O pedido também quer apurar o incidente que um homem de 40 anos sofreu ao encostar em um poste na rodovia PE-15, em Olinda.

Ricardo Lélis

19 de maio de 2025 às 17:03   - Atualizado às 17:03

Trailer de lanches alagado após forte chuva no Recife.

Trailer de lanches alagado após forte chuva no Recife. Foto: Reprodução/TV Guararapes

A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), protocolou nesta segunda-feira, 19 de maio, no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) um pedido de formalização de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com foco na prevenção de acidentes elétricos e na proteção da segurança pública urbana no Recife e Região Metropolitana.

A iniciativa é resultado das deliberações da audiência pública realizada por Liana em 20 de março deste ano, na Câmara Municipal do Recife, que discutiu a responsabilidade dos órgãos públicos e da concessionária de energia na manutenção e fiscalização das redes elétricas urbanas.  

O TAC deve ser firmado entre os órgãos e instituições competentes, como a Neoenergia, Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e EMLURB (Prefeitura do Recife).

“Nós não vamos aceitar que a população, principalmente pobre, continue pagando com a vida pela omissão de quem deveria garantir um serviço com segurança. Exigimos providências imediatas, com a assinatura de um TAC e a responsabilização dos órgãos envolvidos. Basta de descaso, basta de impunidade”, defende Liana.

Nos últimos dias, duas pessoas morreram eletrocutadas no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Na última sexta-feira (16), um homem de 40 anos sofreu choque elétrico ao encostar em um poste na rodovia PE-15, no Grande Recife, sendo socorrido com vida. Somente em 2025, já foram registradas cinco mortes por eletrocussão durante o período chuvoso.

No documento, Liana Cirne solicita o reforço das atividades de fiscalização das redes elétricas pela concessionária Neoenergia Pernambuco, pela EMLURB e demais órgãos responsáveis.

A parlamentar também requer a instalação de dispositivos de proteção contra choques elétricos em todos os pontos de iluminação pública e mobiliários urbanos conectados à rede elétrica, além da criação de canais específicos para o recebimento de denúncias da população sobre irregularidades nas redes.

Entre as medidas propostas, estão ainda a elaboração e execução de projetos de modernização ou substituição da rede elétrica urbana, em conformidade com as normas técnicas vigentes, e a criação de ações de assistência social e jurídica às famílias das vítimas de acidentes fatais causados por falhas na rede elétrica. Atenciosamente,

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:38, 16 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

São João de Petrolina: Ecad entra com ação na Justiça para suspender shows da programação.
Pedido

São João de Petrolina: Ecad entra com ação na Justiça para suspender shows da programação

Segundo o Ecad, a cidade de Petrolina acumula uma dívida de R$ 8 milhões há mais de 20 anos.

Candidatos a Prefeito de Goiana - PE
Licitação

Justiça suspende contratos de R$ 21 milhões em Goiana-PE após ação cautelar impetrada pelo MPPE

Decisão judicial determina bloqueio destes contratos na Secretaria de Educação de Goiana por uso indevido de inexigibilidade de licitação e risco ao erário público.

Neoenergia Pernambuco
Responsabilidade

MPPE notifica Neoenergia após pedido de vereadora sobre mortes durante as chuvas

A Promotoria de Justiça instaurou procedimento para apurar responsabilidades relacionadas a mortes por choque elétrico ocorridas durante chuvas na Região Metropolitana do Recife

mais notícias

+

Newsletter