Pernambuco, 12 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Membro de facção "Trem Bala" é condenado por homicídio qualificado no Litoral Sul de Pernambuco; entenda

O MPPE acatou o pedido feito pelo Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri da Capital.

Gabriel Alves

27 de abril de 2024 às 08:19   - Atualizado às 08:19

Ministério Público de Pernambuco.

Ministério Público de Pernambuco. Ministério Público de Pernambuco.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) teve mais um pedido acatado, pelo Conselho de Sentença. Na última quarta-feira, 24 de abril, o 2º Tribunal do Júri da Capital, de forma soberana condenou mais um membro do grupo criminoso "Trem Bala"/"Comando Litoral Sul", Alan José do Nascimento, com a pena de 16 anos de reclusão em regime inicial fechado, pelo homicídio qualificado, por motivo torpe, na vingança em desfavor da vítima José Rodrigo da Silva. 

O Promotor de Justiça Fernando Della Latta Camargo, responsável pela acusação, lembrou que este caso é o segundo, de uma série de desaforamentos que foram encaminhados à Capital. A dúvida sobre a imparcialidade dos jurados do município de Sirinhaém (PE) provocou a iniciativa do juízo competente da Comarca, pela representação pelo desaforamento do julgamento para cidade do Recife. 

O desaforamento ocorreu em virtude do risco para os jurados e da quebra da imparcialidade do julgamento, em face do temor que os integrantes da organização criminosa representam não só para a comunidade de Sirinhaém, mas também de outros municípios do Litoral Sul, onde o grupo atua.

Na quinta-feira da semana passada, 18 de abril, o 4º Tribunal do Júri da Capital já havia condenado Emerson da Silva Santos (Mexa), Fábio Barreto Mulato da Silva (Mago) e Felipe Laureano (Felipinho) com penas de 18 anos de reclusão em regime prisional inicial fechado, pelo homicídio qualificado de Washington Henrique de Albuquerque, por motivo torpe, consistente no controle de pontos de tráfico de drogas em diversos municípios do Litoral Sul do Estado e recurso que dificultou a defesa da vítima, assassinada em 7 de março de 2018, em Sirinhaém.

Os condenados respondem ainda a outras ações penais por latrocínio, tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de arma de fogo e homicídios na região e são considerados de alta periculosidade.

Com relação à condenação Alan José do Nascimento, na última quarta-feira (24), a informação dos autos do processo é que o condenado também integra a organização criminosa Trem Bala/Comando Litoral Sul.

O membro acusado já havia sido condenado anteriormente no município de Sirinhaém, pelo crime de tráfico de drogas. Além do homicídio, ainda responde por porte ilegal de arma de fogo no município de Escada (PE).

O Promotor de Justiça Fernando Della Latta Camargo explicou que a vítima sofria de esquizofrenia e havia tentado matar o acusado no ano de 2018, sendo por isso submetido ao processo com a imposição de medida de segurança com tratamento psiquiátrico no HCTP.

Contudo, ao ser desinternado e dois dias após retornar para morar com os parentes em Sirinhaém, em 26 de setembro de 2020, foi assassinado por Alan José.

Da redação do Portal com informações do Ministério Público de Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:44, 12 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agentes do Gaeco do MPPE durante investigações.
Investigação

Grande Recife: operação identifica sonegação superior a R$ 145 milhões em empresas do ramo de carnes

A organização criminosa é suspeita de atuar em crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Escola Municipal Professor José Lourenço de Lima, no Recife.
Novidade

MPPE diz que vereadores do Recife precisam avisar antes de visitar escolas da rede municipal

Recomendação detalha que o acesso às áreas restritas das unidades de ensino somente poderá ocorrer com prévia autorização da gestão escolar.

Roberto Cabrini e possível filha de Antonio Brennand
Mistério

Disputa por paternidade: Rayssa Cirino busca reconhecimento como filha de Antônio Brennand

Caso, que envolve uma das famílias mais ricas de Pernambuco, será exibido no Domingo Espetacular da Record neste domingo com Roberto Cabrine.

mais notícias

+

Newsletter