Pernambuco, 23 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Compete a prefeita Mirella nomear aprovados da Guarda", diz nota da Prefeitura em resposta ao MPPE

O Ministério Público de Pernambuco fez uma recomendação para que a gestão municipal realize a nomeação de guardas municipais para atingir efetivo mínimo de 200 agentes.

11 de abril de 2025 às 06:05

Nota da Prefeitura de Olinda diz que compete a prefeita Mirella nomear aprovados da Guarda, em resposta ao MPPE sobre recomendação de convocação

Nota da Prefeitura de Olinda diz que compete a prefeita Mirella nomear aprovados da Guarda, em resposta ao MPPE sobre recomendação de convocação Imagem: Arte Portal de Prefeitura

Em nota enviada ao site Portal de Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, a Prefeitura de Olinda se manifestou sobre a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para que a gestão municipal realizasse a convocação de guardas municipais para atingir o efetivo mínimo de 200 agentes.

O comunicado inicia com a lembrança de que o referido concurso foi realizado na gestão do ex-prefeito Lupércio e não na da prefeita atual Mirella Almeida (PSD). Diz ainda que respeita à independência entre os poderes, mas sobre a recomendação do MPPE, reforça que compete à Chefe do Poder Executivo Municipal, realizar novas convocações de acordo com análise em critérios administrativos.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Olinda informa que o concurso público para o cargo de Guarda Municipal foi realizado ainda na gestão anterior. O preenchimento das vagas está condicionado à necessidade do serviço público e à disponibilidade financeira, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Todos os aprovados dentro do número de vagas previsto em edital (22 para ampla concorrência e 2 para pessoas com deficiência) já foram convocados. Além disso, mais de 34 guardas municipais foram nomeados além do quantitativo previsto — 33 da ampla concorrência e 1 PCD.

A possibilidade de novas convocações será analisada de acordo com critérios administrativos, cuja decisão compete à Chefe do Poder Executivo. A recomendação do Ministério Público será avaliada dentro desses parâmetros, com o devido respeito à independência entre os poderes.

A gestão municipal reforça seu compromisso com o fortalecimento da segurança pública, sempre respeitando os limites orçamentários. As ações implementadas já refletem na redução dos índices de violência no município.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Entenda

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda, recomendou à Prefeitura de Olinda nomear candidatos aprovados em concurso público em quantidade suficiente para atingir o efetivo mínimo de 200 integrantes na Guarda Municipal de Olinda.

A cobrança do órgão ocorreu com menos de uma semana da prefeitura ter anunciado o uso de patinetes por parte dos agentes para reforçar a segurança na orla da cidade.

Segundo a Promotora de Justiça Ana Maria de Carvalho, atualmente Olinda conta com 114 guardas municipais, quando o efetivo mínimo indicado para cidades na mesma faixa populacional seria de 200 conforme o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014).

“Em consulta ao Portal da Transparência, constatou-se a existência de 214 vagas para o cargo de guarda municipal de Olinda, das quais apenas 114 vagas estão preenchidas. Dessa forma, a gestão municipal conta com um saldo de 100 vagas livres para provimento”, destacou a Promotora de Justiça.

 

As providências recomendadas pelo MPPE levam em consideração, também, que há concurso vigente para a Guarda Municipal, com resultado homologado em julho de 2024 e um total de 117 aprovados.

A 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda fixou o prazo máximo de 30 dias para a gestão municipal informar quais providências foram adotadas. O texto completo da recomendação está disponível no Diário Oficial Eletrônico do dia 3 de abril.

 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:58, 23 Jun

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

São João de Petrolina: Ecad entra com ação na Justiça para suspender shows da programação.
Pedido

São João de Petrolina: Ecad entra com ação na Justiça para suspender shows da programação

Segundo o Ecad, a cidade de Petrolina acumula uma dívida de R$ 8 milhões há mais de 20 anos.

Candidatos a Prefeito de Goiana - PE
Licitação

Justiça suspende contratos de R$ 21 milhões em Goiana-PE após ação cautelar impetrada pelo MPPE

Decisão judicial determina bloqueio destes contratos na Secretaria de Educação de Goiana por uso indevido de inexigibilidade de licitação e risco ao erário público.

Neoenergia Pernambuco
Responsabilidade

MPPE notifica Neoenergia após pedido de vereadora sobre mortes durante as chuvas

A Promotoria de Justiça instaurou procedimento para apurar responsabilidades relacionadas a mortes por choque elétrico ocorridas durante chuvas na Região Metropolitana do Recife

mais notícias

+

Newsletter