Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE recomenda mais rigor e transparência na gestão orçamentária da prefeitura de Caruaru

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu uma recomendação conjunta direcionada ao prefeito e à Câmara de Vereadores.

Portal de Prefeitura

13 de outubro de 2025 às 15:20   - Atualizado às 15:26

Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, expediu uma recomendação conjunta direcionada ao prefeito do município e à Câmara de Vereadores. O objetivo é assegurar maior rigor fiscal, transparência e responsabilidade no planejamento e execução do orçamento público, especialmente a partir do ano de 2026.

O documento ressalta a importância de que o limite para abertura de créditos suplementares seja fixado em percentual mais conservador, entre 10% e 15% da despesa autorizada, de forma a preservar o papel do Legislativo no controle orçamentário e evitar distorções no planejamento fiscal. Também recomenda que o Plano Plurianual (PPA), as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e as Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) apresentem detalhamento claro de produtos, metas físicas e unidades de medida das ações governamentais, fortalecendo a avaliação das políticas públicas.

O MPPE também reforça a necessidade de assegurar a execução integral das dotações orçamentárias em áreas essenciais como saúde, assistência social, urbanismo, saneamento, habitação e meio ambiente, além de fortalecer a gestão da Dívida Ativa e garantir o recolhimento integral e tempestivo das contribuições previdenciárias.

A Câmara de Vereadores, por sua vez, deverá adotar medidas de controle mais efetivas na análise e aprovação do orçamento, exigindo clareza na definição de metas e condicionando a autorização de créditos suplementares ao cumprimento de requisitos de transparência.

O prazo para que Executivo e Legislativo municipais informem as providências adotadas é de 30 dias. O descumprimento injustificado poderá ensejar a adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

A íntegra do TAC pode ser consultada na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 26 de setembro de 2025.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:14, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter