Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes soltou empresário e veterinário do 8 de janeiro para cuidados médicos

03 de janeiro de 2024 às 16:05

No apagar de 2023, perto de completar um ano dos atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o veterinário César Guimarães Galli Júnior e o empresário Luiz Antônio Villar de Sena, presos na fase 19 da Operação Lesa Pátria.

Ambos foram colocados em liberdade provisória, com tornozeleira eletrônica, porque precisavam de cuidados médicos especializados que o Centro de Ressocialização de Várzea Grande, em Mato Grosso, onde estavam presos, não tinha estrutura para oferecer. A decisão é de 19 de dezembro.

"Atento a essas particularidades e considerada a presença de comorbidades, a necessidade de tratamento específico, e a informação de que o estabelecimento carcerário não teria condições de prestar o tratamento adequado para todas, é possível a substituição da prisão preventiva anteriormente decretada por medidas cautelares", escreveu Moraes.

Além da tornozeleira, eles precisam observar uma lista de exigências, como entregar passaportes e ficar afastados das redes sociais.

Se as medidas cautelares forem descumpridas, eles podem voltar à prisão.

Veja Também

A decisão atendeu a um pedido dos advogados Sérgio Gerges e Regilene Padilha, que representam o empresário.

Em 18 de dezembro, Moraes já havia mandado soltar outros 46 denunciados por participação nos atos do dia 8 de janeiro.

Quase um ano após os protestos violentos na Praça dos Três Poderes, cerca de 60 pessoas seguem presas, a maioria preventivamente.

A prisão preventiva é uma modalidade de prisão processual, ou seja, decretada antes de uma eventual condenação. Elas não têm prazo definido, mas precisam ser revistas a cada 180 dias.

Todas as prisões foram avaliadas por Moraes no final do ano passado. No caso de suspeitos de incitação e financiamento, a Procuradoria-Geral da República foi contra a soltura. Outros presos já foram condenados e começaram a cumprir suas penas.

Estadão Conteúdo

Moraes confirma concurso do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou durante a sessão Plenária da terça-feira, 19 de dezembro, a confirmação da realização do novo concurso unificado da Justiça Eleitoral no primeiro semestre de 2024.

Na sessão que marcou o encerramento do 2º semestre forense de 2023, Moraes destacou os feitos do TSE nesse período, incluindo a publicação da resolução do novo concurso unificado e a escolha da Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora da seleção.

“O plenário aprovou em outubro a resolução 23.724/2023, estabelecendo normas gerais para realização de concurso público unificado para os cargos efetivos nos quadros de pessoal da Justiça Eleitoral. É a primeira vez que o concurso será unificado”, disse Moraes.

“Já foi escolhida a entidade que realizará o concurso, para que possamos, ao longo do primeiro semestre do ano que vem concretizar isso”, complementou.

O TSE já confirmou que o concurso terá 520 vagas imediatas, além do cadastro de reserva, para técnicos e analistas judiciários em diferentes especialidades. No certame unificado, um único edital será divulgado com vagas para o TSE e para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que aderiram ao termo de adesão.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:21, 07 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula ao lado de Giorgia Meloni e a primeira-dama Janja.
Comentário

Janja elogia 'primeira-ministra da extrema direita' por prisão perpétua para feminicídio na Itália

A declaração foi feita durante participação da primeira-dama no programa Sem Censura, da TV Brasil, em um debate sobre violência contra a mulher.

Garis piso salarial.
Salário

Câmara dos Deputados aprova piso salarial nacional de R$ 3 mil para garis

O projeto também assegura ao trabalhador um adicional de insalubridade em grau máximo, com adicional de 40% da remuneração.

Roberto Cabrini e possível filha de Antonio Brennand
Mistério

Disputa por paternidade: Rayssa Cirino busca reconhecimento como filha de Antônio Brennand

Caso, que envolve uma das famílias mais ricas de Pernambuco, será exibido no Domingo Espetacular da Record neste domingo com Roberto Cabrine.

mais notícias

+

Newsletter