Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes provoca OAB: 'Vai ter 4 mil postagens dos meus inimigos'; assista

23 de novembro de 2023 às 18:22

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, alfinetou a Ordem dos Advogados do Brasil na manhã desta quinta-feira, 23 de novembro, ao negar que o um integrante da classe realizasse sustentação oral em julgamento na Corte. (Assista o vídeo abaixo).

O magistrado anunciava a finalização da sessão, logo após o julgamento de processos em lista - uma análise mais rápida de processos - quando foi interpelado por um advogado.

Este afirmou que havia feito inscrição para se manifestar no Plenário do TSE e então questionou se a solicitação havia sido indeferida.

Alexandre respondeu: "Doutor, trata-se aqui. Eu vou repetir novamente. A OAB vai lançar outra nota contra mim, vão falar que eu não gosto do direito de defesa.

Vai dar mais uns 4 mil tuítes dos meus inimigos. Então vamos fazer, doutor, a festa do twitter, das redes sociais".

Veja Também

O ministro então explicou, evocando os regimentos internos do TSE e do Suprem Tribunal Federal, que não há sustentação oral em agravos - tipo de recurso que era discutido na Corte eleitoral.

O presidente do TSE chegou a colocar o tema em votação no Plenário, proclamando o resultado segundos depois: "Reiteramos a jurisprudência, por unanimidade, do não cabimento de sustentação oral em agravos".

Como mostrou o Estadão, a relação entre o STF e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil está esgarçada A classe vê condutas de Moraes como uma tentativa de silenciar advogados.

Em um dos episódios, o ministro também havia evocado o regimento interno do STF para negar um pedido de sustentação oral.

A solicitação foi feita por um defensor público no bojo de julgamento de um habeas corpus na 1º Turma da Corte.

A insatisfação da classe também foi externada pelo criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, nome expoente da advocacia, durante evento promovido pelo Estadão.

O advogado reclamou que os cidadãos que batem às portas do Judiciário não estão 'sendo ouvidos adequadamente'.

"O STF deve voltar às origens de respeitar o advogado ou não teremos a implantação da Justiça e do Judiciário que almejamos", ponderou, no último dia 13.

Estadão Conteúdo

Veja o vídeo a seguir:

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:47, 25 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Zema diz que pretende fatiar Petrobras e BB para viabilizar privatização
Sabatina

Zema diz que pretende fatiar Petrobras e BB para viabilizar privatização

Candidato do Novo quer dividir estatais por áreas antes de privatizá-las e afirma que Caixa Econômica ficaria fora do plano.

Prefeito de Cupira, Duda Lira, fecha com Marília Arraes para o Senado e fortalece candidatura da pedetista no Agreste
Reforço

Prefeito de Cupira, Duda Lira, fecha com Marília Arraes para o Senado e fortalece candidatura da pedetista no Agreste

A adesão fortalece a presença da candidata na região e evidencia sua capacidade de construir alianças para além das fronteiras partidárias.

Lula com os evangélicos.
Estratégia

PT cria rede com mil comitês evangélico para ampliar apoio a Lula nas eleições de 2026

A estratégia busca aproximar o presidente do eleitorado evangélico, segmento em que Flávio Bolsonaro aparece à frente nas pesquisas.

mais notícias

+

Newsletter